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Palestrantes

publicado:  18/10/2017 19h08, última modificação:  13/11/2017 17h38


Alexandre Oliveira Fonseca

Graduado em Ciência da Computação, atuou como Analista de Sistemas em diversos projetos de grandes empresas do setor público e privado como Accenture, CTIS e Infraero. Desde 2010 é Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão tendo exercido a função de Consultor em Padrões Web em Governo Eletrônico - e-PWG do Departamento de Governo Digital da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). Atualmente atua no desenvolvimento de soluções de apoio ao Siconv e gestão do Portal dos Convênios no Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério.

Aline Silva de Oliveira

Atualmente realiza atividades relacionadas a manutenção, gestão, e melhoria bem como disponibilidade do SICONV, identificar, junto ao usuário, as necessidades de alteração no sistema, executar outras tarefas da mesma natureza e grau de complexidade.

Augusto Herrman

É Analista em Tecnologia da Informação e atua no Ministério do Planejamento com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal desde a concepção do tema na administração, em 2010. É bacharel em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília.

Carla Maria Pacheco da Nóbrega

Economista, MBA em Finanças e Administração Pública, com larga experiência pública, atualmente atua como Coordenadora Técnica do Núcleo de Convênios da Subsecretária de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, na Gestão de Convênios e parcerias públicas para financiamentos de projetos públicos junto a esfera federal, estadual e municipal sendo multiplicadora do sistema SICONV (União) e gestora do sistema CONVERJ ( Estado).

Cleber Fernando de Almeida

cleber.jpgGraduado em Ciências Contábeis e Coordenador-Geral de Normas e Processos, da Diretoria de Transferências Voluntárias, da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão desde março de 2012 até a presente data. Anterior a esta posição, desempenhou a função de Coordenador e Coordenador-Geral de Execução Orçamentária e Financeira na Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no período de 2005 a 2011. Na função atual suas principais atribuições estão relacionadas a: i) Coordenação de Secretaria-Executiva da Comissão Gestora do SICONV, ii) elaboração de normas e regulamentos, iii) análise de projetos de leis, iv) realização de palestras e capacitação em fóruns e seminários e semanas de administração orçamentária, financeira, contábil e patrimonial.

Darci Soares Bernardo

Administradora com especificações e homologações do seguintes módulos do SICONV: Empenho, Documento hábil, OB – Ordem Bancária. Homologação das funcionalidades integradas com o SIAFI para atender ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP. Especificação e homologação dos Eventos de Prestação de Contas para o SIAFI conforme o PCASP. Especificação e homologação do registro de inadimplência e seu envio para o SIAFI.

Deborah Virgínia Macedo Aroxa

Bacharel em Administração com Ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes, Pós Graduada em Organização, Planejamento e Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes, autora dos livros BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos (2012) e Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão (2013). Juíza do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade nos anos 2016 e 2015, Membro do Comitê Consultivo do Gespública, Diretora Do Departamento De Transferências Voluntárias /Seges – Ministério do Planejamento (Março de 2015 até atualmente); Coordenadora do Grupo de Trabalho de Governança Coorporativa do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico do e-Ping; Suplente do Grupo de Trabalho Open Data Service do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico do e-Ping; Consultora Voluntária do Coordenador do Segmento Áreas de Integração para o Governo Eletrônico do e-Ping em assuntos relacionados ao BSC; Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da SEPLAG/SE (julho/2011 até fevereiro/2015);Membro do Comitê Estadual de Implantação da LAI – Lei de Acesso à Informação do Estado de Sergipe; Coordenadora Estadual do PNAGE da UCE– Sergipe até 2013;Gestora Geral do e-DOC Sergipe; Gerente do Escritório de Processos de Negócio Em getis /SE (Maio de 2010 até Junho de 2011); Secretária Municipal de Educação Prefeitura Municipal de Rosário do Catete (Janeiro de 2009 até Abril de 2010); Coordenadora Técnica a UNDIME/SE (Fevereiro de 2009 até Abril de 2010); Diretora de Tecnologia - TJSE (Fevereiro de 2005 até Agosto de 2005); Gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação - Sistema FIES/SESI/SENAI/IEL(Novembro de 2003 até Fevereiro de 2005); Gestora do Projeto Transformação - SESI/SE (Junho de 2004 até Fevereiro de 2005); Gestora do Projeto Inovação Sistêmica - SENAI/SE (Abril de 2003 até Fevereiro de 2005); Gerente De Informática - SENAI/SE (Maio de 2003 até novembro de 2003); Professora substituta da disciplina Tópicos Especiais em Administração da Universidade Federal de Sergipe (Fevereiro de 2004 até Fevereiro de 2005); Coordenadora de Tecnologia Educacional - COMREG EDUCACIONAL – (janeiro de 1993 até Abril de 2003).

Edercio Bento

Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) com formação em Coaching Ontológico. No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, atuou como consultor na contratação de soluções de infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC. Atuou na assessoria de engenharia da Telebrás no projeto do Governo Federal em âmbito nacional para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Gerenciou a implantação de redes sem fio no projeto Um Computador por Aluno (UCA). A partir de 2013 coordena ações de capacitação e atendimento a usuários do sistema de convênios e contratos de repasses – Siconv no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Fábio Gomes Barros

Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (TI) pela Universidade Católica de Brasília (2013). É também especialista em Telemática (2002) e Gestão de Projetos (2007), ambas pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Pernambuco (1999). Atualmente é Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e docente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Escola Superior de Redes (ESR) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Tem experiência na áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, com ênfase em Gestão e Governança de TI. Possui as certificações PMP (Project Management Professional) concedida pelo Project Management Institute e COBIT 5 Foundation pelo ISACA. Trabalha desde 2009 no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Felipe La Rocca Teixeira

É Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento desde 2010, atualmente trabalha com análise de dados no Departamento de Transferências Voluntárias. Graduado em Sistemas de Informação e Certificado MCITP em Business Intelligence Developer.

Ivania Moraes Soares

Graduada em História, com pós graduação em nível de especialização em Políticas Públicas pela UFMG e mestre em Ciência Política pela UFMG. Trabalha há dez anos no governo do Estado, sendo Diretora Central de Avaliação de Projetos e Captação de Recursos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão há cinco anos.

Jairo Martins da Silva

Graduado em engenharia de eletrônica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, tem MBA em Gestão de Negócios pela Duke University – North Carolina – EUA. Exerceu sus atividades profissionais na Siemens, nas áreas de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, no Brasil, América Latina e Alemanha. Atualmente é o Presidente Executivo da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, em São Paulo. É juiz do Prêmio Iberoamericano de la Excelencia de la Gestión, membro da Redibex – Red Iberoamericana de la Excelencia en la Gestión, e do GEM – Global Excellence Model Council. É membro da ABQ – Academia Brasileira da Qualidade.

João Souza Neto

joao.pngDoutor em Engenharia Elétrica pela UNB. Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda. É Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. É certificado CGEIT, CRISC, COBIT Assessor e PMP. É Instrutor Credenciado de COBIT 5 pela APMG. É Vice-Presidente e membro fundador do Capítulo Brasília da ISACA.

Joelson Vellozo Júnior

Atualmente é Gestor Governamental no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e tem atuado principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e relações internacionais, política externa, inserção internacional do Brasil e segurança regional latino-americana.

Jorge Hargrave Gonçalves da Silva

Jorge Hargrave Gonçalves da SilvaPossui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestrado em Master of Arts in Economics and Politics - Universität Freiburg (2009).  Técnico  de Pesquisa e Planejamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nas áreas de  desmatamento amazônico, mudanças climáticas e economia verde. Atualmente é Gerente de projeto no Boston Consultig Group.

José Antonio de Aguiar Neto

Formado em Ciências Sociais, com pós graduação em docência no ensino superior. Diversos artigos publicados em seminários nacionais e internacionais sobre a temática transferências voluntárias. Experiência nas áreas de gestão de projetos, análise de requisitos e desenvolvimento de aplicações para os setores de desenvolvimento de software governamental. Experiência em governança de sistema, mapeamento de processos, compras governamentais e gestão de transferências de recursos da União para estados, municípios e Organizações da Sociedade Civil. Atualmente é Coordenador Geral da Plataforma Tecnológica de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Kathyana Dantas Machado Buonafina

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atuou na Secretaria de Governo da Presidência da República de 2011 a 2017, tendo atuado na agenda de enfrentamento à violência contra a juventude negra, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). Participou pela Secretaria de Governo da construção do Decreto 8.726/2016, que regulamenta a Lei 13.019/2014. Coordenadora na Coordenação-Geral de Normas e Processos do Departamento de Transferências Voluntárias da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Lucyano Leal de Oliveira

Analista de Sistemas com Pós-Graduação em Rede de Computadores e Mestrado em Biotecnologia. 25 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas na área privada e atualmente atua na área pública no Núcleo de Convênios, da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro. Dentre suas funções tem como atribuição o desenvolvimento do Sistema de Convênios do Estado do Rio de Janeiro – CONVERJ, análises de propostas de parcerias a serem celebradas com o Governo e Multiplicador do sistema SICONV( União).

Luis Felipe Sarin Monteiro

À frente da Diretoria de Modernização do Ministério do Planejamento (MP), desde 2015, Luis Felipe Salin Monteiro tem como desafio implementar a inovação no setor público, acelerando projetos que transformem o acesso, a oferta e a qualidade desses serviços oferecidos pelo governo federal à população brasileira. Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria, Monteiro é mestre em Gestão de tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília e pela Fundação Getúlio Vargas. Anteriormente, dirigiu o Departamento de Sistemas de Gestão de Pessoas do MP e implantou os projetos Sigepe Mobile, Painel do Servidor e o Assentamento Funcional Digital. No setor privado, trabalhou nas empresas Volvo, Politec e SAP, atuando em projetos de modernização e de tecnologia da informação.

Marcos Gerhardt Lindenmayer

Chefe de Gabinete da Ouvidoria-Geral da União do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, responsável pela assessoria de projetos, normas, cooperação nacional e internacional da Ouvidoria-Geral da União.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2012. Na CGU, atuou durante três anos na Coordenação-Geral de Recursos de Acesso à Informação – CGRAI, na análise de recursos contra negativas de acesso à informação na Administração Pública Federal.

Marilene dos Santos Nascimento

Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá CEAP (2013) e História pela Universidade Federal do Amapá (2000), pós-graduada em Planejamento e Avaliação de Politicas Públicas e Estatística com ênfase em educação .Técnica do Governo do Estado do Amapá na Secretaria de Planejamento na área de Gestão de Captação de Recursos, Coordenadora da Unidade Gestora da #RedeSiconv Estadual. Professora de história, com experiências acumulada nas áreas de Ciência Política, com ênfase em Análise do Processo Decisório, Planejamento, Gestão do conhecimento, educação e consultoria.

Neyliane da Conceição Gonçalves Moreno

Especialista em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e técnico profissionalizante em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Atualmente, trabalha como Analista em Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão nas atividades de levantamento, especificação, validação e homologação de requisitos de negócio do SICONV quanto às seguintes funcionalidades: MROSC (Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil) advindas da Lei 13.019/2014 e Decreto 8726/2016; acompanhamento e fiscalização; verificação de regularidade; cadastramento de Ente ou Entidades.

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Regina Frazao

Pós-graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Engenheira Eletrônica também pela UFPE (1994). Analista em Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2010). Atuou com assessora da Diretoria de Programas da Secretaria Executiva (2012), Coordenadora-Geral de Serviços de Tecnologia de Informação (2014). Atualmente compõe a Coordenação-Geral de Governança Colaborativa e Gestão do Conhecimento do Departamento de Transferências Voluntárias.

Regina Lemos de Andrade

regina.jpgAdvogada, formada na PUC-Rio, pós graduada em Direito Público e Direito do Trabalho, atua com Convênios desde 2005, inicialmente como Concedente no Ministério do Meio Ambiente e a partir de 2013 como Gestora do Siconv no Ministério do Planejamento. Ministrou capacitações sobre Licitações para Proponentes e Convenentes, foi pregoeira, além de integrante e presidente de Comissões de Licitações em dois Municípios no estado do Rio. Exerce a função de Coordenadora Geral do Governança Colaborativa e Gestão do Conhecimento e de Diretora substituta no Departamento de Transferências Voluntárias da União no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Ricardo Moitinho Uzel Pereira

ricardo.jpgGraduado em Processamento de Dados pela Universidade Salvador – BA (1990), Pós-Graduado em Rede de Computadores pela Universidade Salvador – BA (1997), Project Management Professional - PMP pelo PMI (2006). Analista em Tecnologia da Informação e Coordenador Geral – Substituto da Plataforma Tecnológica das Transferências Voluntárias, da Diretoria de Transferências Voluntárias, da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão desde Outubro de 2014.

Rodrigo Fontenelle De A. Miranda

rodrigo.pngAuditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Rodrigo Fontenelle foi assessor especial de controle interno do Ministro de Fazenda, em 2015, e Coordenador-Geral de Auditoria da Área Fazendária na CGU, em 2013 e 2014. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Fontenelle também é pós-graduado em Finanças (Ibmec) e em Auditoria Financeira (UnB/TCU), além de ser mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília. Atua como instrutor na ESAF e ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 3ª edição) e possui três certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional (CGAP), Certification in Control Self-Assessment (CCSA) e Certification in Risk Management Assurance (CRMA), todas emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA). Atualmente, é o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento, desde 12 de janeiro de 2016, responsável pela implantação da Gestão de Riscos no MPDG.

Virginia Bracarense Lopes

Diretora na Central de Compras, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, com experiência no setor público, especificamente na área de recursos logísticos e compras públicas; acompanhamento e assessoramento em contratações; coordenação e acompanhamento de projetos; auxílio nas funções de planejamento e gestão orçamentária/contratual. É da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com especialização em Direito Público e graduação em Direito (UFMG) e Administração Pública (Escola de Governo/Fundação João Pinheiro-MG).