Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tecnologia da Informação une Governo Federal ao GDF

Notícias

Tecnologia da Informação une Governo Federal ao GDF

Instituições federal e distrital utilizarão mesma infraestrutura de rede
publicado:  06/09/2016 10h05, última modificação:  06/09/2016 10h07

As áreas de tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e do Governo do Distrito Federal (GDF) assinaram, na manhã desta segunda-feira (05), em Brasília, acordo de cooperação técnica que prevê o compartilhamento das redes de infraestrutura ótica das duas instituições: a INFOVIA Brasília e a GDFnet.  O acordo também determina o intercâmbio de informações, o treinamento de servidores, a utilização e o fortalecimento das soluções disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro (SPB) e a implementação, no GDF, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), instrumento que elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais.

Além de diminuir os custos, o acordo trará mais agilidade e modernidade à gestão de ambos os órgãos. A GDFnet, rede de comunicação corporativa do DF, possui serviços de alta velocidade e 150 Km de fibra ótica própria. “O uso compartilhado das infraestruturas de rede da INFOVIA Brasília [administrado pelo Ministério do Planejamento] e da GDFnet, entre a União e o DF, trará benefícios em função da racionalização de recursos públicos. Economizaremos não só recursos financeiros quanto humanos, próprios para expandirmos infraestruturas de redes em localizações de interesse comum”, explicou Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Pelo acordo, o GDF também se compromete a facilitar o acesso à infraestrutura de postes e dutos da Companhia Energética de Brasília (CEB) para uso e expansão da rede INFOVIA Brasília. Além do uso compartilhado das redes de infraestrutura ótica, o documento prevê o treinamento de servidores em diversas áreas relacionadas à Tecnologia da Informação e o apoio ao DF na implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

INFOVIA

A INFOVIA Brasília é uma infraestrutura de rede ótica metropolitana de comunicações, construída para fornecer, aos órgãos do Governo Federal situados em Brasília, um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alta performance e de alta disponibilidade, proporcionando uma significativa redução dos custos de comunicação e um ambiente capaz de servir de suporte à implementação das políticas públicas de Governo.

“É tão mais fácil não termos que reinventar a roda, nos aproximarmos e nos apropriarmos daquilo que já está sendo feito de bom no Governo Federal”, afirmou Leany Barreiro de Sousa Lemos, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do GDF.  

Outra ação do acordo é o treinamento dos servidores do DF no processo de contratações e soluções de TI em cursos de educação a distância fornecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “Demos as mãos. Este é um processo sem volta. Estamos à disposição do GDF para pensarmos a administração pública de maneira mais eficiente e econômica”, destacou Pagotti.

Mais informações sobre a INFOVIA podem ser acessadas na página da iniciativa.