Você está aqui: Página Inicial > Releases > Sociedade participa da audiência pública dos Padrões e- PING

Sociedade participa da audiência pública dos Padrões e- PING

publicado:  27/09/2006 09h00, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 27/9/2006 - O Ministério do Planejamento realizou   na última  terça-feira, dia 27, a audiência pública que debateu a versão 1.9 dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING)  . O evento,  que reuniu  40 pessoas  ,   foi transmitido por videoconferência   de Brasília  para Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

A transmissão permitiu a interação entre os participantes dos diferentes estados com Brasília. Foram feitas   sugestões  para os terminais de auto-atendimento de serviços de governo eletrônico   e a  área de Web service.  O evento foi transmitido nas regionais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) das respectivas cidades.

O Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre  aplicações diferentes e possibilita que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em  plataformas diferentes sejam compatíveis. Ou seja, cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal utilizada para o intercâmbio de informações, o formato XML .

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, os Padrões e-PING possibilitam a troca de informações entre os sistemas do governo mesmo que esses tenham sido desenvolvidos em épocas distintas e utilizem plataformas diferentes. " Cada vez mais é preciso que os sistemas conversem entre si, permitindo um fluxo contínuo de informação no governo", afirmou   lembrando que o centro desta preocupação é  o ofere recimento de  melhores serviços aos cidadãos.

Além das audiências públicas que são abertas à toda a sociedade, as contribuições para a  versão 1.9 da arquitetura e-PING também  podem ser encaminhadas através da  consulta pública do documento, disponível  no portal www.governoeletronico.gov.br . (consultas públicas - consultas em andamentos). As sugestões podem ser encaminhadas até o dia 17 de outubro.  Após analizadas as contribuições, será consolidada  a versão 2.0 dos Padrões e-PING com publicação prevista para novembro.

Interação

A arquitetura e-PING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas do governo e com a sociedade em geral. Essa arquitetura possibilita que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real.