Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema eletrônico de tramitação de processos é adotado no governo de Minas Gerais

Notícias

Sistema eletrônico de tramitação de processos é adotado no governo de Minas Gerais

Acordo firmado com Ministério do Planejamento permitirá que até 2018 todos os órgãos públicos do estado adotem o SEI
publicado:  15/08/2017 11h27, última modificação:  15/08/2017 12h46

 

Foi lançado na sexta-feira (11) o SEI!MG, Sistema Eletrônico de Informações que implanta a tramitação eletrônica de documentos em 10 órgãos do governo de Minas Gerais. Com uma interface amigável, o sistema proporciona economia, agilidade e transparência na tramitação de documentos. A partir de agora, os processos de compras governamentais, consulta jurídica, segurança pública, fiscalização de abastecimento de água e esgoto sanitário, além de toda comunicação oficial (ofícios e memorandos), serão feitos por meio eletrônico.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG

Com a centralização eletrônica, as trocas entre as pastas ficam mais rápidas. Um documento que precisava ser protocolado e levado entre dois ou mais órgãos agora é enviado e recebido imediatamente. Isso porque o sistema legitima instantaneamente a comunicação e pode ser acessado em celular, tablet ou computador. O termo de acordo de cooperação técnica entre os governos federal e estadual foi assinado no aplicativo do SEI! para smartphones, que está em fase de testes no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

O secretário adjunto de Gestão do MP, Cassiano Alves, elogiou o arrojo do executivo estadual em implantar o sistema em tantos órgãos, inclusive alguns estratégicos como os da segurança pública. “A cessão do direito do uso do SEI ao Estado de Minas Gerais ratifica a atenção com que o Ministério do Planejamento vem tratando o tema de modernização e qualificação do gasto no âmbito do país. O compartilhamento de soluções inovadoras entre órgãos, entidades e instituições é condição indispensável para a evolução da gestão na Administração Pública brasileira", ressaltou Cassiano.

O Secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, destacou a parceria do Governo com todos os poderes para a implantação do sistema. “Órgãos da administração direta e indireta e os servidores se empenharam muito para implantar esta inovação na tramitação de documentos. Inovação e criatividade são essenciais em um momento de crise como o que vivemos para que o Estado possa cumprir o seu papel que é simplificar a vida do cidadão, facilitando o acesso à burocracia do Estado, que muitas vezes é inevitável”, disse Magalhães.

“Estamos dando um passo importante na direção de um Estado inovador, criativo e comprometido com a racionalização do gasto público. A adoção do SEI é um avanço que não se resume apenas à tecnologia. É uma mudança de comportamento, de atitude e de paradigmas. Toda a história da administração pública até aqui está registrada em papel, portanto, o que se inicia é uma nova história, uma nova mentalidade e um novo tipo de processo de trabalho, muito menos burocrático e muito mais sustentável”, complementou Helvécio Magalhães.

A previsão é que todos os órgãos do governo de Minas Gerais adotem o novo sistema até 2018. Cerca de 1 mil servidores, que serão os multiplicadores dentro destas instituições, já foram treinados e estão aptos a utilizar a nova plataforma.

Além dos representantes do Governo Federal e Estadual, o evento reuniu autoridades do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça Militar e Polícia Militar.

SEI!MG

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje ferramenta oficial do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) (http://www.planejamento.gov.br/pensei). O SEI vem se tornando ferramenta presente em toda a administração pública, amparando-se em características como: inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade.

Com informações da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais