Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sigepe amplia melhorias para os órgãos, com implantação do módulo Boletim de Gestão de Pessoas

Notícias

Sigepe amplia melhorias para os órgãos, com implantação do módulo Boletim de Gestão de Pessoas

Nova funcionalidade permitirá publicar atos administrativos nos moldes do Diário Oficial da União, com portal de acesso para consultas
publicado:  08/12/2016 20h49, última modificação:  09/12/2016 20h11

A partir de sexta-feira, 9/12, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Segrt/MP) implementará nova melhoria no Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), com a entrada em funcionamento do módulo Boletim de Gestão de Pessoas.

O Sigepe abrange servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal. Sua implementação vem automatizando processos manuais e modernizando funcionalidades do atual Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Desde que foi implantado, em 2014, o Sigepe já colocou em operação um conjunto de 16 módulos. O módulo Boletim de Gestão de Pessoas será utilizado inicialmente pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, em etapa piloto. Posteriormente à conclusão dessa fase, prevista para terminar no primeiro semestre de 2017, será disponibilizado aos demais órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) da Administração Pública Federal.

PORTAL DE CONSULTA

O novo módulo permitirá que as normas que exigem transparência e publicidade dos atos administrativos de caráter interno de pessoal sejam cumpridas e que o acesso a essas informações seja facilitado por meio de um portal de consulta.

As unidades de gestão de pessoas poderão utilizar o módulo para preparar atos administrativos e publicá-los no endereço http://portalcidadaobgp.sigepe.planejamento.gov.br, consolidando os atos de todos os órgãos num único repositório de forma semelhante ao Diário Oficial da União.

Nesse portal será possível pesquisar atos administrativos de pessoal relacionados aos servidores por órgão, unidade organizacional, tipo de ato, assunto, dentre outros filtros disponibilizados para consulta.

Os atos cadastrados diariamente serão consolidados e colocados pelo sistema em uma fila de publicação. Uma vez que o cadastro tenha atendido a todos os requisitos exigidos pelo sistema, ocorrerá a publicação.

SERVIÇO

Mais informações podem ser obtidas no Portal do servidor, opção “Sigepe” do menu “gestão de pessoas”, que fica à esquerda da tela. Clique no tópico “Boletim de Gestão de Pessoas”, onde estão informações sobre legislação, perfis de acesso e tutoriais sobre o funcionamento do sistema.