Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Serpro assume gestão de consignação para servidores federais e pensionistas

Notícias

Serpro assume gestão de consignação para servidores federais e pensionistas

A parceria entre Ministério do Planejamento e Serpro vai garantir a segurança das informações e a privacidade do cidadão que precisar de crédito

publicado:  01/09/2015 13h41, última modificação:  01/09/2015 20h27

A partir de 14 de setembro, o Serpro será o novo operador do serviço de gestão da margem consignável dos servidores e pensionistas no âmbito da folha de pagamento do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). A mudança, além de assegurar a continuidade dos negócios, trará mais simplicidade e segurança ao modelo de operação.

A parceria entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e o Serpro vai garantir a proteção das informações para as instituições que emprestam dinheiro de forma consignada e ao servidor ou pensionista que precisar de crédito, contando com o arcabouço tecnológico da empresa.

Consignatárias devem atualizar a sua infraestrutura tecnológica

As consignatárias que já possuem convênio com o Ministério do Planejamento serão informadas pelo Serpro dos procedimentos comerciais e técnicos para adequação dos acessos e de seus sistemas internos.

As operações serão executadas na nova solução desenvolvida pelo Serpro, integrante do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), em substituição ao Sigmac. 

Cronograma

  • 04/09 – Implantação do novo sistema;
  • 08/09 - 12:00 – Encerramento da operação do SIGMAC;
  • 08/09 a 13/09 - Migração dos usuários e contratos para o novo sistema; 
  • 14/09 - Início da operação do novo sistema.

 

 Canais de atendimento para as consignatárias

 

MP e Serpro realizam encontros com as consignatárias

Na tarde do dia 27 de agosto, o MP e o Serpro receberam as consignatárias para explicar as mudanças. Na ocasião, as entidades participaram por meio de videoconferência, nos escritórios regionais do Serpro. Estiveram presentes no evento a diretora-superintendente do Serpro, Glória Guimarães, e o diretor de Gestão de Sistemas e Informações da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro. 

 Confira os arquivos das apresentações:


No dia 31 de agosto, o Ministério do Planejamento e o Serpro visitaram a Federação Brasileira de Bancos - Febraban para tratar do plano de transição para o novo sistema. Na ocasião, representantes dos bancos tiraram dúvidas e planejaram ações para adequação dos seus processos e sistemas, a fim de que continuem aptos a operar as consignações no novo modelo de gestão.