Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seges inicia 4º ciclo de auto-avaliação

Seges inicia 4º ciclo de auto-avaliação

publicado:  10/01/2006 08h00, última modificação:  02/06/2015 19h00

Brasília, 10/1/2006 - A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento responsável pela modernização da gestão no governo Federal promove em 2006 o 4º ciclo de auto-avaliação do seu sistema de gestão. Para dar início a nova etapa realizará uma oficina com os servidores da área, de 11 a 13 de janeiro deste mês, conduzida pelo diretor do Departamento de Programas de Gestão, Paulo Daniel Barreto Lima.

Primeira secretaria a implementar melhoria contínua, a Seges envolve nesse procedimento de rotina todos os seus departamentos: Programas de Gestão, Modernização Institucional, Articulação Institucional e Unidade de Coordenação de Programas.

Segundo Daniel Lima, ao examinar práticas de gestão a Seges leva em consideração os requisitos de excelência em gestão adotados internacionalmente. “São os chamados requisitos de classe mundial”, explica. “Esses requisitos integram um modelo gerencial composto de sete elementos: liderança, estratégias e planos, cidadãos e sociedade, informação e conhecimento, pessoas, processos, resultados”.

Os ciclos contínuos de avaliação de desempenho garantem visibilidade sobre a trajetória empreendida entre plano e resultado e gera condições para mensurar avanços em qualidade da gestão. A melhoria contínua é preconizada pelo Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública).

O Gespública desenvolve uma agenda de ações pela melhoria administrativa e modernização institucional na esfera federal e também apóia estados e municípios na implantação da avaliação continuada da gestão. Mais de três mil organizações públicas recebem atualmente esse tipo de orientação.