Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretária da SPU participa do lançamento de projeto de revitalização de Recife/Olinda

Secretária da SPU participa do lançamento de projeto de revitalização de Recife/Olinda

publicado:  15/03/2006 06h00, última modificação:  02/06/2015 16h21
Brasília, 15/3/2006 - A secretária do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Alexandra Reschke, participou no início do mês do ato de lançamento para a sociedade de Pernambuco, da maquete urbana do Projeto Complexo Turístico-Cultural Recife/Olinda. No evento com os prefeitos de Olinda e Recife, com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida e do Governador do Estado, Jarbas Vasconcelos, a secretária representou o ministro Paulo Bernardo.

O projeto de revitalização turística e cultural de Recife e Olinda busca a consolidação do desenvolvimento econômico na região com geração de renda e inclusão sócio-territorial de populações carentes. A idéia é absorver populações consideradas abaixo da linha de pobreza, como moradores de palafitas e de favelas. As novas condições habitacionais irão propiciar a valorização das áreas dos Milagres e Maruim, no município de Olinda e de Santo Amaro, Coelhos, Pilar e Brasília Teimosa, no município de Recife.

A Secretaria do Patrimônio da União tem papel de destaque no projeto. Toda a área a ser recuperada tem uma extensão territorial que ultrapassa os 3.200.000 metros quadrados, sendo 70% da área de domínio da União.

O lançamento da maquete representa a conclusão da primeira etapa do projeto que teve uma duração de cerca de dois anos. Nesse tempo foram estudados temas como área de intervenção, área de abrangência, acessibilidade populacional, urbanização, dominialidade territorial e habitabilidade das áreas centrais. A segunda etapa do projeto, de realização das operações urbanas previstas, deverá ser concluída em 15 anos.