Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião em Washington retoma discussão sobre aumento de capital do BID

Reunião em Washington retoma discussão sobre aumento de capital do BID

publicado:  01/03/2010 12h33, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 01/03/2010 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, estará em Washington nos próximos dias 1o. e 2 de março para participar de reunião do comitê da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os encontros darão continuidade à discussão das alternativas para viabilizar mais recursos para a crescente demanda da região atendida pelos empréstimos do Banco, composta pelos países da América Latina e do Caribe.  Para enfrentar a crise financeira internacional e o aumento na demanda desses países por empréstimos, o BID busca por alternativas para a recapitalização.

A próxima etapa dessa discussão para definir os parâmetros da recomposição de capital do Banco será na Assembleia Anual, a ser realizada em Cancún, no México, no período de 19 a 23 de março, com participação de representantes de todos os países-membros.

Encabeçado por uma Assembléia de Governadores, formada por ministros, presidentes de bancos centrais e outros funcionários de alto escalão, o BID é fonte de financiamento multilateral em 26 países desde 1959, seja por meio de empréstimos ou de operações de cooperação técnica não-reembolsáveis. O Banco atua com os setores público e privado, além de organizações da sociedade civil, com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico sustentável, modernizar as instituições públicas e fomentar o livre comércio e a integração regional.