Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião Anual do BID: Ministra afirma importância do banco no financiamento de projetos desenvolvidos por estados

Reunião Anual do BID: Ministra afirma importância do banco no financiamento de projetos desenvolvidos por estados

publicado:  19/03/2012 18h31, última modificação:  02/06/2015 19h22

Brasília, 19/3/2012 - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, destacou em Montevidéu, no Uruguai, a importância do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de projetos e obras desenvolvidos pelos estados brasileiros. Segundo a ministra, anteriormente esses recursos eram utilizados pelo governo federal, mas, progressivamente a fonte de financiamento passou a ser utilizada pelos estados brasileiros.

“A presidenta Dilma liberou a possibilidade de financiamento para os estados a partir do momento em que cada um deles começou a fazer a lição de casa de estar com suas contas bem fechadas, para que possam tomar empréstimos diretos e fazer investimentos, explicou a ministra.


Foto: Arlette Pedraglio, IDB

Segundo Miriam Belchior, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Norte são alguns dos estados que já buscaram financiamento para projetos de turismo. Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, para projetos no setor de segurança. Para desenvolvimento urbano, os proponentes foram São Luiz, Recife, Colatina, Novo Hamburgo, Belo Horizonte, Jundiaí e São Bernardo do Campo. E para solicitar financiamento para programas rodoviários e recuperação de rodovias estaduais, os solicitantes foram Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará. 

Hoje, o Brasil conta com uma carteira de 226 projetos em execução, preparação ou negociação que somam montante de US$ 13,3 bilhões com o BID, incluindo projetos importantes para estados, municípios e União. Por meio de empréstimos e operações de cooperação técnica não-reembolsáveis, o BID é fonte de financiamento multilateral em 26 países desde 1959. O banco atua com os setores público e privado, além de organizações da sociedade civil, para estimular o desenvolvimento econômico sustentável, modernizar as instituições públicas e fomentar o livre comércio e a integração regional. Clique aqui e confira a lista de projetos financiados pelo BID no Brasil.

Reunião do BID

A ministra do Planejamento está no Uruguai para participar da 53ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nesta segunda-feira (19), a ministra realizou o discurso do Brasil na 2ª sessão plenária da Assembleia. Miriam Belchior pretende chamar a atenção do BID para as demandas de recursos da América Latina e do Caribe.

Veja aqui o discurso na íntegra

Baixe o áudio do discurso na íntegra (arquivo .mp3 - 5,4mb)