Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Recuperação de patrimônio histórico

Recuperação de patrimônio histórico

publicado:  08/05/2006 09h00, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 8/5/2006 - Um conjunto de três caixas d′água, identificado como o símbolo do município de Porto Velho (RO), foi restaurado e entregue à população no último dia 5 de maio. A recuperação das peças, consideradas valiosas para o acervo do Patrimônio Histórico Nacional, foi possível pela parceria entre a Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Furnas Centrais Elétricas e o poder público local.

As três Caixas d′Água, ou "As Três Marias", como são denominadas pela população de Porto velho, foram construídas em 1912. As peças estão localizadas em uma praça da cidade, com área de 4.266,00 m2 pertencente à União, que foi cedida pela SPU ao município, em regime de Cessão de Uso Gratuito.

As reformas na praça - novo paisagismo, mais espaço para lazer e pintura das caixas - eram esperadas há 20 anos e tiveram um custo aproximado de R$ 250 mil. A reinauguração conduzida pelo prefeito Roberto Sobrinho, contou ainda com a participação do gerente de Furnas em Porto Velho, Afonso de Andrade Neto e do gerente regional do Patrimônio da União em Rondônia, Antônio Roberto Ferreira, além de políticos locais e da região.

As Três Caixas d′Água tiveram origem no período de construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que teve parte de sua história relatada na minissérie "Mad Maria", da Rede Globo de Televisão. A construção da estrada de ferro resultou do Tratado de Petrópolis, em que o Brasil se comprometeu com a Bolívia, a possibilitar o acesso ao Oceano Atlântico com a construção de uma linha férrea, em troca da região onde se encontra o Estado do Acre.