Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento vai contratar solução tecnológica para digitalizar serviços públicos

Notícias

Planejamento vai contratar solução tecnológica para digitalizar serviços públicos

Empresas têm até o dia 16 de maio para enviar propostas, conforme edital de Registro de Preços
publicado:  05/05/2017 17h43, última modificação:  05/05/2017 18h11

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) publicou, nesta terça-feira (2), edital de Registro de Preços para contratação de empresa especializada no desenvolvimento de solução tecnológica e em consultoria para automação de serviços públicos. Além da ferramenta, a empresa deverá oferecer suporte técnico, integração de sistemas e treinamentos especializados, capazes de atender a órgãos e entidades da Administração Pública Federal com necessidade de digitalizar serviços oferecidos ao cidadão.

As empresas interessadas em participar do Registro de Preços devem enviar suas propostas pelo Portal de Compras Governamentais, até o dia 16 de maio, às 9h30.

De acordo com o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, a automação é um passo importante para a digitalização do serviços públicos. “Precisamos avançar com mais agilidade na oferta de serviços ao cidadão, priorizando as ferramentas tecnológicas atualmente disponíveis e da interação mais efetiva entre Estado e sociedade”, ressalta. 

Com a ferramenta, o cidadão poderá acompanhar o andamento de atendimentos realizados a partir do Portal de Serviços do Governo Federal, que se tornará o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos. A solução tecnológica terá funcionalidades como: visão gráfica sobre situação das demandas; interação digital como chat e e-mail; histórico de atendimento e comunicações entre cidadão e atendente.

"Esta aquisição é fundamental para o Portal de Serviços, pois melhora a capacidade de gestão e monitoramento, permitindo que o governo ofereça serviços digitais com qualidade para a sociedade", afirma o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcelo Pagotti.

A contratação faz parte da implantação da Plataforma de Cidadania Digital, instituída pelo Decreto nº 8.936/16, que amplia e simplifica o acesso da sociedade aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis.