Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicação do INMETRO aborda premiação do órgão no PQGF

Publicação do INMETRO aborda premiação do órgão no PQGF

publicado:  17/01/2006 08h00, última modificação:  02/06/2015 19h01

Brasília, 17/1/2006 - O jornal "Na Medida", boletim interno do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) destaca na edição deste mês, na reportagem de capa "Única autarquia premiada", a condição da instituição de figurar entre as organizações brasileiras reveladas como modelos de gestão e de alto desempenho institucional pelo Prêmio Nacional da Gestão Pública.

Na edição 2005 do PQGF organizada pelo Ministério do Planejamento, o INMETRO recebeu a Premiação "Faixa Prata" na categoria "autarquia". Esta é a quarta vez que se destaca no processo de premiação do PQGF. Foi reconhecido "Ouro" no Ciclo PQGF 2000 e "Prata" nos Ciclos 1998, 2004 e 2005. O órgão é ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com a missão promover a qualidade de vida do cidadão e a competitividade da economia, o INMETRO foi avaliado a partir de critérios como: liderança, estratégia e planos, interação com a sociedade, imagem pública, gestão de conhecimento, capacitação de funcionários/servidores e resultados da gestão.

A reportagem divulgada pelo informativo do órgão apresenta depoimentos do presidente do Conselho do Programa Nacional da Gestão Pública, Antoninho Marmo Trevisan, do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Valter Correia e do gerente do Prêmio, André Ferreira.

Para Antoninho Trevisan, o reconhecimento concedido ao Inmetro confirma o papel da autarquia junto à sociedade na melhoria da imagem dos produtos brasileiros no mundo, na responsabilidade social no meio empresarial e na construção da cidadania. Valter Correia destacou que para evidenciar as boas práticas de gestão pública é necessário investir em recursos humanos com ênfase na reciclagem profissional e no desenvolvimento de lideranças. André Ferreira disse que é fundamental para o país ter uma instituição como o Inmetro, de excelência científica e tecnológica, capaz de promover o desenvolvimento industrial sem descuidar da proteção ao consumidor.

O Ciclo 2005 do PQGF recebeu 85 inscrições de organizações, 56 foram confirmadas como candidatas e 16 estão sendo reconhecidas por suas práticas. Como anualmente acontece, a entrega do Prêmio deverá ocorrer no próximo mês de fevereiro, no Palácio do Planalto, em solenidade com a presença do presidente da República.