Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento realiza 1º Workshop de Blockchain do governo federal

Notícias

Planejamento realiza 1º Workshop de Blockchain do governo federal

Evento em parceria com a Enap contou com servidores de 11 órgãos públicos para análise da nova ferramenta
publicado:  28/07/2017 18h14, última modificação:  28/07/2017 18h14

Servidores de 11 órgãos públicos participaram nesta semana do 1º Workshop de Blockchain do governo federal, encerrado nesta sexta (28). O evento foi uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para apresentar a tecnologia aos servidores públicos dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

O uso da Blockchain – estrutura de dados relacionada à moeda virtual Bitcoin – permite, por exemplo, transações de valores, registro e transferência de bens e imóveis, prontuários médicos de pacientes e base unificada de registro de identidades.

Foto: Vitor Bellini

Fizemos uma abordagem introdutória sobre o assunto para que os órgãos pudessem conhecer esta tecnologia e avaliar a aplicabilidade dela na solução de seus problemas em políticas públicas”, explicou Angelino Caputo, secretário adjunto de Tecnologia da Informação do MP.

Entre os órgãos participantes estavam o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Fazenda (MF), Banco Central do Brasil (BCB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Para Caputo, outro intuito do evento é motivar o debate sobre novas tecnologias no governo. “A Blockchain é uma ferramenta emergente, nossa visão é a de prospectar possibilidades de aplicação nos serviços públicos, beneficiando a sociedade”, explica.

Em breve, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/MP) fará um segundo evento sobre o tema. ​