Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento prepara programação em homenagem às mulheres

Planejamento prepara programação em homenagem às mulheres

publicado:  06/03/2015 14h52, última modificação:  02/06/2015 16h22

Servidoras estão convidadas a participar das homenagens na sede no Ministério, no bloco K da Esplanada  

O Ministério do Planejamento preparou uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no domingo, dia 8. Mas a celebração se estenderá por todo o mês de março, com variadas atrações gastronômicas dos food trucks, cuidados com a saúde, grupo de bate-papo, entre outros eventos. 


Foto: Ilkens Souza / Divulgação MP

Para quem gosta de compras, há uma feira de mulheres empreendedoras, localizada na portaria principal, até hoje, sexta-feira (6). Os produtos expostos comprendem desde objetos de papelaria a roupas, artesanato, pratarias, semijóias e maquiagem. 

Os caminhões de comida – food trucks – voltaram ontem a oferecer vários pratos e continuarão até o final mês. A partir da próxima semana, estarão no Bloco K às terças e quartas-feiras (dias 10 e 11; 17 e 18; e 24 e 25), das 10h às 17h. Os trucks participantes são os seguintes: Arroz de Carreteiro, Belgrado Burger, DufDozal, FagalaIce, Lilia Cupcakes, e Potato e Batatas. 


Foto: Francisca Maranhão / Divulgação MP

Na semana, as terças e sextas-feiras (dias 10 e 13; 17 e 20; 24 e 27; e 31), haverá consultas e exames de prevenção do câncer de mama e também atendimento psicológico. A médica Ivanise Nepomuceno explica que o acompanhamento psicológico visa o fortalecimento individual para o enfrentamento da realidade do dia-a-dia no trabalho. 

Para os dois tipos de atendimento é necessário agendamento prévio, pelos ramais 4903 (câncer de mama) e 4515 (psicolológico).  

Uma feira de saúde está prevista para ocorrer nas duas últimas sextas-feiras, dias 20 e 27, das 10h às 16h.  Nesse período serão oferecidos exames de bioimpedância (que mede o percentual de gordura da pessoa); aferição de pressão ocular; orientações quanto à saúde da mulher; limpeza de pele; oficina de maquiagem e demonstração de produtos.

GRUPO DE BATE-PAPO 

Na última sexta-feira do mês (dia 27), será realizado um bate-papo com o grupo “Simplesmente Mulheres. A programação ocorrerá no Salão Nobre (9º andar), às 10h, seguida de café da manhã. A discussão terá a presença da presidente das Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Joana Jeker dos Anjos. Mais informações pelo ramal 4903. 

A DATA 

O Dia Internacional da Mulher passou a ser celebrado no dia 8 de Março porque nessa data, no ano de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução da jornada para dez horas, a equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com grande violência. Com as mulheres trancadas dentro da fábrica, atearam fogo no prédio e aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

A data foi instituída no mundo inteiro a partir de 1910, durante conferência na Dinamarca em que se decidiu homenagear as mulheres mortas no movimento de 1857. 

Mas somente no ano de 1975 se tornou, de fato, oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas), por meio de decreto. Desde então, o 8 de Março se tornou um dia para celebrar os feitos alcançados pelas mulheres, principalmente nas áreas econômica, política e social.