Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento participa da 5ª edição da Cúpula Mundial do Governo, em Dubai

Notícias

Planejamento participa da 5ª edição da Cúpula Mundial do Governo, em Dubai

Com o tema “Remodelando Futuros Governos”, evento reuniu representantes de vários países para troca de experiências
publicado:  16/02/2017 16h31, última modificação:  17/02/2017 13h43

Entre os dias 11 a 14 de fevereiro, mais de 4 mil gestores, políticos, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e empresas privadas estiveram reunidos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da 5ª edição da Cúpula Mundial do Governo. A Cúpula é um organismo não governamental que apresenta tendências em serviços governamentais, liderança e inovação. É também a maior plataforma global dedicada à exploração do futuro dos governos, impulsionada pelos avanços tecnológicos e a evolução das expectativas dos cidadãos.

Este ano, o tema da Cúpula foi “Remodelando Futuros Governos”. Segundo Gleisson Rubin, secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que participou do evento, “a oportunidade conectou o Brasil aos desafios do desenvolvimento global, aproximou as relações com participantes de persas instituições e permitiu refletir sobre inovações que precisamos empreender hoje para que possamos nos manter competitivos e atraentes às necessidades futuras dos cidadãos brasileiros”, destacou.

Os destaques desta edição foram tendências para 2020, 2030 e 2050, como robótica, inteligência artificial, aquecimento global, escassez de comida e água, impactos na vida dos cidadãos e na área de gestão das instituições públicas. O encontro debateu, ainda, temas que afetam o bem-estar da população, como governança, inovação, tecnologia, desenvolvimento, sustentabilidade, serviços públicos e felicidade.

Participaram como conferencistas da Cúpula persos líderes mundiais, como o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, a presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, o presidente do Banco Mundial, Jim Young Kim, e a ministra da Felicidade dos Emirados Árabes Unidos, Ohood Al Roum.

Do setor privado, foram palestrantes empresários de renome internacional, como o fundador e diretor-executivo do Uber, Travis Kalanick, o presidente-executivo da empresa de tecnologia da informação Cisco Systems, John Chambers, e o fundador e diretor-executivo do Linkedin.