Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento e OCDE discutem modelo de governança pública

Planejamento e OCDE discutem modelo de governança pública

publicado:  18/10/2007 06h00, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 18/10/2007 – Para debater os rumos da governança pública, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Ministério do Planejamento promovem, dias 22 e 23 deste mês, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rio de Janeiro, o Fórum Global “Modernizando o Governo: Estratégias e Ferramentas para a Mudança”.

O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o vice-secretário geral da OCDE, Aart Jan de Geus, e o presidente do BNDES Luciano Coutinho serão os primeiros a falar sobre reformas no setor público, na abertura do evento, com início as 9 h. O encontro terá palestrantes brasileiros e estrangeiros, com destaque para especialistas da Dinamarca, Itália, Argentina, Tunísia, Chile, Estados Unidos, Reino Unido, México, Finlândia e Portugal. 

A proposta do Fórum Global sobre Governança será trazer a experiência de vários países sobre os desafios do setor público no século XXI, que exigem dos governos ações descentralizadas, controle de gastos e zelo pela confiança dos cidadãos como sinônimos de modernização.

Serão pontos prioritários nas discussões dos grupos de trabalho os temas: Reforma Regulatória e Simplificação Administrativa, Prestação e Desempenho dos Serviços Públicos, Governança Multinível e Descentralização, e Governo Eletrônico. Por esse roteiro os grupos serão levados à reflexão sobre a necessidade de o setor público orientar-se por resultados, encontrar respostas para a questão delegar ou não poderes às agências reguladoras, o que fazer para melhorar o processo de decisões orçamentárias e de gestão, repensar sobre o papel de governos locais e regionais e o envolvimento de atores públicos e privados em se tratando de responsabilidades públicas e, por fim, como aperfeiçoar o uso de tecnologias de informação e comunicação diante do desafio de incorporar esses avanços nos processos decisórios e com isso garantir à população o acesso personalizado a serviços online.

Confira a programação.

Confira a lista de autoridades convidadas.