Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento e Moçambique assinam acordo de cooperação

Planejamento e Moçambique assinam acordo de cooperação

publicado:  06/05/2009 22h12, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 6/5/2009 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a ministra da Função Pública de Moçambique, Vitória Dias Diogo, assinaram nesta quarta-feira, 06.05, em Brasília um Acordo de Cooperação para projeto de “Apoio ao Desenvolvimento Gerencial Estratégico do Governo de Moçambique.
 

Brasil e Moçambique mantêm relações de cooperação técnica desde 1981, a partir do Acordo Geral de Cooperação assinado entre os dois países e do Protocolo na área de Administração Pública firmado em Maputo, em novembro de 2003.

O projeto prevê a capacitação de funcionários e agentes da administração pública de Moçambique para a implementação de políticas públicas e aplicação de recursos, além de favorecer o intercâmbio de publicações e outras atividades que fortaleçam a área e órgãos que trabalham com gestão pública.

Pelo lado brasileiro, ficam responsáveis o Ministério do Planejamento, a Agencia Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e Escola Nacional de Administração Pública. Pelo lado moçambicano o Ministério da Função Pública e o Instituto Superior de Administração Pública.

Paulo Bernardo destacou o interesse do governo brasileiro no intercâmbio com Moçambique e ressaltou a orientação dada pelo Presidente Lula aos ministros do governo brasileiro de empreenderem missões ao continente africano.

Vitória Dias Diogo disse que em junho será realizada em Moçambique a primeira Conferência Nacional de boas práticas de gestão para a qual convidou o Ministério do Planejamento a participar com suas experiências na área de gestão.