Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento e CGU lançam rede para integrar Serviços de Informação ao Cidadão

Planejamento e CGU lançam rede para integrar Serviços de Informação ao Cidadão

publicado:  30/05/2014 15h44, última modificação:  02/06/2015 16h22

RedeSic irá funcionar como fórum para troca de experiências para melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão

Cerca de 200 autoridades de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e gestores dos Serviços de Informação ao Cidadão (SICs) participaram na última quinta-feira (29), do  1º Encontro de RedeSIC do Executivo Federal, no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para discutir o funcionamento dos SICs e da LAI.

A RedeSIC irá funcionar como um fórum de cooperação dos SICs do Executivo federal para troca de experiências, melhorando a qualidade do atendimento. A rede também possibilitará identificar avanços e melhores práticas de transparência.

Para a secretária-executiva do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Eva Maria Dal Chiavon, os objetivos da RedeSIC beneficiarão ainda mais “uma das leis mais ousadas e preciosas dos últimos anos, pois ‘saber é poder’ e a LAI é uma ferramenta de poder ao cidadão, apontou.

Durante o encontro, foi apresentado um panorama geral da implementação da LAI, destacando quatro pontos que levaram ao sucesso da implementação da lei: a formulação de uma estratégia bem planejada; a criação do e-SIC; o comprometimento pessoal dos servidores; e a existência de uma rede de interlocução bem-sucedida entre órgãos.

O secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Carlos Higino de Alencar, destacou o papel dessa instituição, ao promover atividades que "vão além de auditorias e fiscalizações, incluindo também o estímulo à participação social e, principalmente, à transparência pública, que igualmente combate a corrupção.

O encontro é uma ação do Ministério do Planejamento e da CGU, em parceria com a Escola de Administração Pública.

Com informações da CGU