Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento divulga composição dos gastos públicos nos últimos anos

Notícias

Planejamento divulga composição dos gastos públicos nos últimos anos

Apresentação lista as despesas primárias do Poder Executivo
publicado:  17/03/2017 09h17, última modificação:  17/03/2017 11h20

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) disponibiliza para o cidadão brasileiro uma apresentação objetiva e sintética sobre a composição e a evolução do gasto público primário nos últimos anos. O propósito é oferecer um canal de informação esclarecedor e elucidativo que facilite o entendimento desse complexo fenômeno que é o gasto público.

O estudo organiza os investimentos com educação, saúde, assistência social e, em especial, o que foi direcionado para os Benefícios Previdenciários – na área urbana, em valores correntes, além das despesas com Pessoal e Encargos Sociais – incluindo inativos e pensionistas. A apresentação mostra os valores gastos em 2016 e em anos anteriores, em milhões de reais.

Saber onde os recursos públicos são aplicados é um direito de todo cidadão. O Brasil passa por um período em que a discussão sobre as prioridades de aplicação dos recursos públicos afetará a todos brasileiros. Essa discussão resultará em decisões mais acertadas à medida que a sociedade esteja bem informada sobre a repartição dos recursos públicos. O Ministério amplia o grau de transparência das contas públicas com essa publicação.

 Confira a apresentação