Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento capacitará 300 conselheiros da União para atuarem em estatais

Notícias

Planejamento capacitará 300 conselheiros da União para atuarem em estatais

Curso será ministrado pela Fundação Dom Cabral, no formato Ensino à Distância (EaD)
publicado:  25/05/2017 14h20, última modificação:  25/05/2017 15h55

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) lançou, nesta quinta-feira (25), o programa de capacitação para conselheiros de administração, representantes da União, que atuam em estatais. A aula inaugural foi realizada no auditório do bloco K, na Esplanada dos Ministérios. O restante do treinamento será à distância e ministrado pela Fundação Dom Cabral (FDC), por meio de plataforma tecnológica aberta 24 horas.  

"A capacitação é uma atribuição legal, uma medida de fortalecimento institucional e de suma importância para que alcancemos o equilíbrio macroeconômico, dada a importância das empresas estatais em nossa economia. É importante que as estatais sejam empresas saudáveis e fortes", afirmou o Secretário-Executivo, Esteves Colnago, durante a cerimônia de abertura do curso.

A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest/MP) é responsável pelo programa, onde serão capacitados 300 conselheiros administrativos. O curso tem duração de 68 horas.

“Isso é mais um passo na implementação da Lei de Responsabilidade das Estatais, é uma maneira de trazer os conselheiros de administração para uma maior responsabilização dentro das nossas empresas. As estatais precisam participar do ajuste fiscal e principalmente entregar valores a sociedade”, afirmou o secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Fernando Soares.   

O curso busca difundir alterações realizadas pela Lei de Responsabilidade das Estatais (Nº 13.303/2016), tais como legislação societária, de mercado de capitais e divulgar informações sobre controle interno, código de conduta e outros assuntos relacionados as estatais. 

Durante a aula inaugural, foi apresentado aos participantes o Guia e o Manual dos Conselheiro de Administração. Publicação desenvolvida pela Sest para orientar de forma objetiva quanto as melhores práticas de governança nas empresas estatais.