Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento assina acordo de cooperação com governo do Ceará para construção de Parque Ecológico

Notícias

Planejamento assina acordo de cooperação com governo do Ceará para construção de Parque Ecológico

Compromisso firmado pela Secretaria do Patrimônio da União permitirá criação das unidades de conservação do Rio Cocó, em Fortaleza
publicado:  30/05/2017 16h04, última modificação:  30/05/2017 16h04

O secretário do Patrimônio da União (SPU), Sidrack Correia, assinou, nesta terça-feira (30), acordo de cooperação técnica com o Governo do Ceará para a implantação do Parque Estadual do Cocó em Fortaleza (CE). O acordo é o primeiro passo para a criação das unidades de conservação do Rio Cocó, cuja bacia hidrográfica está situada na região metropolitana de Fortaleza.

O compromisso, firmado pelo secretário da SPU e pelo governador do Ceará, Camilo Santana, prevê o planejamento da regularização fundiária sustentável para cessão do imóvel que comporá o parque, além da destinação efetiva das áreas ao Estado do Ceará. “Estamos fazendo a nossa parte e atuando para garantir a preservação dessa área que é tão importante para o município de Fortaleza”, afirmou Sidrack Correia.

Para o governador do Ceará, o termo de cooperação é uma vitória aguardada há 40 anos. “Graças a essa parceria, vamos formalizar e ampliar o parque em cerca de 500 hectares, totalizando 1,5 mil hectares. Queremos aliar a preservação ambiental com uma área de lazer e turística muito importante para o município”, informou Camilo Santana.

Segundo o governador, no próximo domingo será assinado o decreto de criação do parque estadual. A partir daí começa o planejamento para início das obras de infraestrutura, orçadas em R$ 50 milhões.

Entre os projetos do governo do Ceará estão o de reurbanização e reassentamento de moradores que atualmente ocupam o local. A proposta visa proteger e conservar os recursos naturais existentes no Parque do Cocó. A regulamentação da área deve manter o equilíbrio ecológico necessário à preservação da fauna e floras terrestre e aquática.

Participaram da assinatura do acordo o deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE), o secretário-adjunto da SPU, Reinaldo Redorat, o diretor do Departamento de Destinação Patrimonial, André Nunes, e a coordenadora-geral de Gestão de Bens de uso da Administração Pública, Anna Cristina Cruz.