Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento apresenta medidas de controle interno em seminário do Banco Mundial

Notícias

Planejamento apresenta medidas de controle interno em seminário do Banco Mundial

Auditoria da folha de pagamento e compra direta de passagens aéreas foram citadas no evento

publicado:  01/06/2015 14h40, última modificação:  01/06/2015 14h40
Foto:Francisca Maranhão

Foto:Francisca Maranhão

O secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Guilherme Estrada, apresentou hoje (28), em Brasília, os avanços na área de controle interno alcançados pelo governo federal nos últimos anos em seminário sobre o tema realizado pelo Banco Mundial.

Estrada mencionou recentes medidas do governo federal, como a auditoria na folha de pagamento do Poder Executivo e a compra direta de passagens aéreas, que resultaram em economia aos cofres públicos. “O resultado imediato deste trabalho é uma economia de R$ 1,2 bilhão ao ano”, informou. Outro avanço foi o aumento da transparência pública, que promove o controle social sobre as ações do governo, por meio das iniciativas previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e pela Política Nacional de Dados Abertos.

O secretário destacou a importância de parcerias com órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU), para o trabalho que vem sendo feito pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento de Gastos (GTAG), que analisou minuciosamente os programas do governo federal.

“Foi fundamental organizar um grupo de trabalho com participação da CGU, que mergulhou nos principais programas do governo, um a um, para que este corte orçamentário, que atinge R$ 69,9 bilhões, não fosse um corte linear e para que fizesse sentido e alcance objetivos públicos”, frisou.

O seminário ‘O Sistema de Controle Interno no Brasil – Avanço por mais eficiência – recebe especialistas de órgãos de controle municipais, estaduais, federais e internacionais. O evento é realizado pelo Banco Mundial em parceria com o Conselho Nacional de Controle Interno e segue até a próxima sexta-feira (29), no Hotel Windsor Plaza, em Brasília.