Você está aqui: Página Inicial > Releases > PIB de 2017 pode chegar a 1%

Notícias

PIB de 2017 pode chegar a 1%

publicado:  01/12/2017 14h29, última modificação:  01/12/2017 22h38

Nesta sexta-feira (1/12), o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, comentou o resultado do PIB do 3º trimestre de 2017 pela conta oficial do Twitter do Ministério. Segundo o ministro, três trimestres consecutivos de crescimento indicam recuperação consolidada da economia. O carry-over de 1%, sinaliza que o crescimento deste ano poderá ser de 1%. Confira a apresentação e a nota informativa.

“Pela primeira vez, após 4 anos, os dois principais componentes da demanda, que são Consumo das Famílias (+4,8%) e Investimento (+6,7%), registram crescimento positivo no mesmo trimestre”, destacou o ministro.

O Consumo das Famílias também registra o 3º trimestre consecutivo de alta, reflexo da recuperação do mercado de trabalho e da massa salarial, além das medidas de estímulo, como a liberação do FGTS. 

Indústria da transformação, exportação e comércio também tiveram o 3º trimestre consecutivo de crescimento, o que significa uma expansão gradual e continuada desses setores. 

“ O PIB do 3º trimestre só não veio melhor porque as importações registraram forte crescimento, o que não deixa de ser boa notícia, pois confirma que a economia doméstica está mais aquecida e é mais um sinal de retomada”, assegurou Dyogo.

Por fim, o ministro destacou que trajetória positiva do PIB para os próximos trimestres mostra necessidade de aprovação das reformas, principalmente da Previdência, para tornar o crescimento sustentável.