Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paulo Bernardo participa do lançamento do Censo 2010

Paulo Bernardo participa do lançamento do Censo 2010

publicado:  05/05/2010 12h07, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 5/5/2010 – O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participou na manhã desta quarta-feira do lançamento do Censo Demográfico 2010, que será realizado pelo IBGE em todos os municípios brasileiros a partir de 1º de agosto. O lançamento foi realizado no edifício-sede do Ministério do Planejamento.


Foto: Ilkens Souza/divulgação.

Bernardo destacou a realização do censo, o “primeiro retrato de corpo inteiro do nosso Brasil neste século. Nesta edição, o censo será totalmente informatizado. Em vez de pranchetas e papéis, os recenseadores do IBGE utilizarão um computador de mão, onde serão gravadas todas as informações pesquisadas. Os brasileiros também poderão, pela primeira vez, responder às perguntas via internet, mediante o fornecimento de senha de controle pelo recenseador do IBGE.

“O censo vai nos dar informações sobre o número de pessoas na família, sexo, existência de doenças, idade e renda, por exemplo. A partir dessas informações, os ministérios vão elaborar políticas para resolver os problemas da população, que serão apontados na pesquisa. O censo é uma forma de conhecer o Brasil e, mais do que isso, trabalhar para que o país fique cada vez melhor, afirmou o ministro.


Durante a cerimônia de lançamento do Censo 2010, Bernardo assinou portaria que autoriza a contratação de 350 técnicos de nível superior para o IBGE, entre estatísticos, cartógrafos, geógrafos e analistas de tecnologia da informação.


Foto: Ilkens Souza/divulgação.

De acordo com o IBGE, 225 mil agentes censitários e recenseadores, contratados temporariamente, coletarão informações sobre os 58 milhões de domicílios em todo o país.


Foto: Ilkens Souza/divulgação.



Para saber mais informações sobre o Censo 2010, acesse a página do IBGE na internet: www.ibge.gov.br.