Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paulo Bernardo acompanha comitiva presidencial a Portugal

Paulo Bernardo acompanha comitiva presidencial a Portugal

publicado:  27/11/2009 18h09, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 27/11/2009 - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, vai acompanhar o presidente Luiz Inácio da Silva, a Estoril, em Portugal, para a solenidade de entrega do prêmio Juscelino Kubitschek a Sylvia Albernaz Guimarães, presidente da Associação Vaga Lume. A cerimônia encerra a programação da 19a. Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo que acontece em Portugal.


Foto: Divulgação

O Prêmio de Mérito ao Desenvolvimento Regional da América Latina e do Caribe Juscelino Kubitschek foi concebido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para comemorar os 50 anos da instituição e homenagear Kubitschek, cujo governo desenvolvimentista inspirou a criação do banco em 1959.

O objetivo do prêmio é o reconhecimento do trabalho de instituições regionais em desenvolvimento social, cultural, científico e em economia e finanças. Foram recebidas propostas de 145 organizações de 22 países das Américas e Europa.

A Vaga Lumes, fundada em 2001 para promover o desenvolvimento cultural e educativo em comunidades rurais da Amazônia Legal, criou bibliotecas comunitárias em 90 comunidades de 20 municípios da região, beneficiando 20 mil crianças por ano. A organização Lume divide com a Fé e Alegria, da República Dominicana, o Prêmio Cultural, Social e Científico. Já o Prêmio Economia e Finanças ficou com a Ação Internacional, que foi fundada na Venezuela em 1961 e cuja atuação abrange 16 países da região.