Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Órgãos públicos matogrossenses aderem ao Gespública para reduzir burocracia

Órgãos públicos matogrossenses aderem ao Gespública para reduzir burocracia

publicado:  17/04/2006 09h00, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 17/4/2006 - Cerca de 12 instituições públicas do Mato Grosso, interessadas em desburocratizar atividades, participam da Oficina de Formação de Multiplicadores do Guia de Simplificação, de 17 a 20 deste mês, na Escola de Governo do Estado. A oficina, uma ação do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), visa contribuir com órgãos e entidades públicas na simplificação de processos organizacionais que causam dificuldades nas relações entre o Estado e os serviços a serem oferecidos ao cidadão.

A iniciativa será desenvolvida pelo núcleo estadual do Gespública, que é ancorado pela Secretaria de Fazenda do Estado. Deverão participar do evento 35 representantes de órgãos como: Assembléia Legislativa do Estado, Tribunal de Contas, Centro de Processamento do Mato Grosso, Instituto de Defesa Agropecuária, Escola de Governo e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

De acordo com a gerente da área de Desburocratização do Gespública, Haley Maria de Souza Almeida é crescente o interesse e a mobilização das instituições para simplificar e agilizar rotinas de trabalho. "Os órgãos estão bastante envolvidos e comprometidos com esse processo e isso explica o sucesso das oficinas que temos realizado", disse. Ela acrescentou que os primeiros resultados já começam a ser observados e apontou exemplos: O Importa fácil, dos Correios, o Crédito Simplificado, do Banco do Brasil, a Campanha dos 60 dias em Pernambuco, de redução do tempo do fluxo de concessão de benefício de pensão por morte e a experiência do Exército relativa à concessão de medalha militar de tempo de serviço. A média do processamento de concessão da medalha que era de 12 meses passou para quatro dias.

Haley informou que na esfera do governo federal atualmente estão em fase de simplificar processos os Ministérios da Educação, Saúde, Agricultura, Integração e Comunicações, entre outros.