Você está aqui: Página Inicial > Releases > Oficina qualifica técnicos para uso da ferramenta

Notícias

Oficina qualifica técnicos para uso da ferramenta

GOVDATA

Plataforma irá integrar bases de informações e aperfeiçoar políticas públicas
publicado:  20/06/2017 19h48, última modificação:  20/06/2017 19h50

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em parceria com o Serviço Federal de processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) promovem, hoje (20) e amanhã (21), a 1ª turma do Workshop da Plataforma de Análise de Dados (GovData), na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O objetivo da oficina é apresentar a ferramenta para os técnicos dos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) para que estes façam a adesão à Plataforma GovData - ambiente que irá otimizar o monitoramento de políticas públicas, facilitar a análise da concessão ou pagamento de benefícios e também simplificar a oferta de serviços públicos.

Foto: Fabiana Gomes - Ascom/MP

Mais de 20 profissionais participam do Workshop, que aborda o GovData e seus componentes e explora as bases de dados disponibilizadas. De acordo com Civio Oliveira, líder do Projeto na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/MP), “30 bases de dados serão disponibilizadas nesta etapa da iniciativa, assim, informações sobre CPF, Bolsa Família, CNPJ e INSS, por exemplo, estarão em uma mesma plataforma, gerando economia para os órgãos públicos e o devido acompanhamento de políticas já existentes, ou de outras que ainda possam ser criadas”.

O Workshop tem carga horária de 8h, dividida em dois períodos de 4h, e realizará uma segunda turma nos dias 4 e 5 de julho. Para Leonardo França, analista de TI da Anatel que participa da Oficina, o principal ganho da ação, além da disponibilização de informações, é a possibilidade de reduzir custos para a aquisição de plataformas por parte dos órgãos.

Para participar, os técnicos e gestores do Sisp devem acessar: http://www.planejamento.gov.br/govdata

Sobre o GovData

A Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData) tem o objetivo de simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais. A nova plataforma é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.

No novo ambiente digital, será possível ter acesso a diferentes bases de dados, infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e também às ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. Tudo isto em uma única plataforma. A solução possibilita auxilia o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, permite o reuso das informações, racionaliza o gasto público e amplia a oferta de serviços públicos digitais.