Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas gestoras assumem secretarias do Ministério do Planejamento

Novas gestoras assumem secretarias do Ministério do Planejamento

publicado:  26/02/2013 16h43, última modificação:  02/06/2015 16h22

Ministra destaca compromisso do grupo com diminuição das desigualdades regionais e sociais

Brasília, 26/2/2013 – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, deu posse a duas novas secretárias do Ministério do Planejamento nesta terça-feira (26). Loreni Foresti e Cassandra Maroni assumiram as secretarias de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) e do Patrimônio da União (SPU), respectivamente. De acordo com a ministra, a nova composição do ministério tem como desafio orientar e auxiliar os órgãos da administração pública federal no enfrentamento das desigualdades regionais e sociais do País.


Foto: Luciano Ribeiro

Com programas e iniciativas que chegam diretamente às prefeituras brasileiras, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação é responsável, entre outras iniciativas, pelas compras governamentais. O maior desafio colocado para a nova secretária da pasta, Loreni Foresti, está no estabelecimento de uma central de compras que possa gerar preços menores para a administração pública. “A SLTI tem o potencial de prestar serviços às prefeituras e, assim, alavancar o desenvolvimento regional. É preciso ter isso em mente, afirmou Miriam Belchior. Outra iniciativa que deve ser estendida é o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que trouxe agilidade e menores custos nas licitações e contratos necessários à realização de grandes eventos como os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014 e também para os sistemas públicos de educação e saúde.

Em relação à SPU, cuja nova gestora é a geóloga Cassandra Maroni, as responsabilidades estão mais além da gestão dos órgãos e patrimônios da União. “Temos que pensar em desafios como a regularização fundiária, as reformas urbanas e também definir grupos e áreas de implantação de políticas públicas como o programa Minha Casa, Minha Vida explicou Belchior. A nova gestora assumiu também o compromisso de mapear os imóveis funcionais para melhor administrá-los.

Secretárias – Natural de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, Loreni Foresti é graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu de Porto Alegre. Já foi diretora de logística e serviços gerais e secretária- adjunta da pasta, onde trabalhou de 2003 a 2010. “Conheço os desafios da secretaria e também já trabalhei na ponta. Estamos alinhados ao MP e ao próprio Governo no sentido de melhorar a gestão federal, estadual e municipal do Brasil, assegurou Loreni Foresti.

Cassandra Maroni, por sua vez, nasceu em Birigui, interior do estado de São Paulo, em 21 de janeiro de 1956. Formada em Geologia pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), foi vereadora de Santos (SP) por quatro vezes consecutivas, de 1997 a 2012. É conhecida por ter implementado a Administração Regional de Morros, modelo de enfrentamento de risco geológico de deslizamento em Santos. “Precisamos garantir o compromisso com a sustentabilidade, segurança e acessibilidade diante dessa transformação profunda que o Brasil vem atravessando, destacou.

Confira o perfil completo das secretárias Loreni Foresti e Cassandra Maroni .