Você está aqui: Página Inicial > Releases > Ministro do Planejamento apresenta a australianos o funcionamento do sistema orçamentário brasileiro

Notícias

Ministro do Planejamento apresenta a australianos o funcionamento do sistema orçamentário brasileiro

Dados que Esteves Colnago mostrou à comitiva de parlamentares comprovam recuperação da economia e do poder de compra das famílias
publicado:  10/04/2018 19h58, última modificação:  10/04/2018 19h58

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, recebeu nesta terça-feira (10) o presidente do Senado da Austrália, Scott Ryan, acompanhado de parlamentares daquele país, para apresentar o sistema orçamentário brasileiro e o novo ciclo econômico que o País vive após o fim da recessão.

A relação diplomática Brasil-Austrália é antiga (1945) e foi reforçada em 2010 com a assinatura de memorando de entendimento para estabelecer "parceria reforçada", definindo metas como ampliação de comércio e investimento e cooperação científica e educacional.

Foto: Hoana Gonçalves - Ascom/MP

O ministro mostrou aos parlamentares australianos, as diretrizes e a política adotada pelo governo brasileiro para consolidar a recuperação da economia.

Citou, entre outras medidas, a adoção de um novo regime fiscal; a Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2023; a modernização da gestão pública; a implementação da Lei das Estatais, que impõe regras mais rígidas para a gestão das empresas públicas; e a reforma trabalhista, que prevê a modernização do marco legal e o fortalecimento dos acordos coletivos.

Também destacou a substituição da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) pela Taxa de Longo Prazo (TLP), na definição dos juros em contratos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O ministro mostrou, ainda que o país ainda tem de enfrentar graves desafios, com o fiscal, que envolve as despesas e as receitas do governo federal. Citou as concessões e as parcerias público-privadas que estão promovendo a retomada dos investimentos em infraestrutura no País.

Colnago apresentou aos australianos dados que comprovam a recuperação do poder de compra das famílias brasileiras: o aumento da confiança do mercado na economia; os números da inflação em queda; e a diminuição da taxa básica de juros.