Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra quer que PPA dê ênfase aos resultados

Ministra quer que PPA dê ênfase aos resultados

publicado:  24/05/2011 20h50, última modificação:  02/06/2015 19h22

Brasília, 24/5/2011 – Ao abrir hoje em Brasília o Fórum Interconselhos, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, advertiu que o Plano Plurianual (PPA),  que começou a ser construído para o período 2012-2015, deve ter seu foco voltado para os resultados que trará para a sociedade.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

Ela quer que o atingimento das metas seja medido não pela visão unicamente orçamentária – o volume de recursos investidos ou a quantidade de insumos gastos –, mas sim pelo benefício que a ação ou programa trouxe para o cidadão.

“Em um programa como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, o que se busca não é mostrar o quanto de recursos está sendo transferido por um fundo da Caixa, explicou. “O objetivo concreto que devemos perseguir é propiciar a moradia digna para as pessoas.

Ela fez a afirmação para uma platéia de cerca de 400 pessoas, que participaram da abertura do Fórum, realizada no Grand Bittar Hotel. A solenidade contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, da secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do MP, Maria Lúcia Falcón, e do secretário Nacional de Articulação Social, Paulo Maldus.


Foto: Luciano Ribeiro/Divulgação

A ministra explicou que o novo PPA – cuja marca é “Mais Brasil – será construído como aperfeiçoamento dos dois anteriores, dos períodos 2004-2007 e 2008-2011. Seu envio ao Congresso Nacional é uma determinação constitucional (artigo 165) e deve ocorrer até 31 de agosto.

Mesmo sendo, portanto, um instrumento legal para orientar e organizar a ação de governo nos próximos quatro anos, a ministra espera que sua elaboração seja feita buscando-se ações mais gerenciais, que permitam à sociedade acompanhar e avaliar os resultados.

“E a sociedade só pode acompanhar se a linguagem for acessível, se sair da lógica meramente do dinheiro, que é o instrumento, para o mundo dos resultados, definiu.

O Fórum Interconselhos é constituído por representantes de conselhos nacionais, comissões e outras entidades não governamentais representativas da sociedade. Hoje e amanhã, os participantes estão debatendo as políticas públicas que esperam ser incluídas no PPA 2012-2015. Ao final, será elaborado um documento a ser encaminhado formalmente com sugestões para orientar a formulação dos programas e ações do governo.

A etapa seguinte envolverá os estados e municípios, com a participação de secretários estaduais e prefeitos em cinco encontros. Essas reuniões serão feitas regionalmente, começando na próxima segunda-feira pelo Nordeste (Fortaleza). Depois virão os encontros do Centro-Oeste (Brasília, dias 2 e 3 de junho); Norte (Manaus, dias 6 e 7); Sudeste (Rio de Janeiro, dias 9 e 10); e Sul (Florianópolis, dias 13 e 14).

Clique aqui para ouvir a fala de abertura da Ministra

Clique aqui para ouvir a entrevista concedida pela ministra à saída do evento.