Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra Miriam Belchior parabeniza mulheres

Ministra Miriam Belchior parabeniza mulheres

publicado:  08/03/2014 14h30, última modificação:  02/06/2015 16h22

A ministra do Planejamento parabenizou as mulheres pela contribuição na construção de um novo Brasil


Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, quero parabenizar cada uma de vocês por sua contribuição na construção de um novo Brasil. Estamos cada vez mais atuantes nos mais diversos espaços, antes considerados intangíveis.

É por isso também que as principais políticas públicas do governo federal têm como foco a mulher brasileira.

O Programa Minha Casa, Minha Vida entregou 52% das moradias para mulheres. O mesmo acontece no Bolsa Família: 93% dos cartões têm as mulheres como titular principal. 

As mulheres estão cada vez mais presentes também no mercado de trabalho. Desde 2011, mais de 2,3 milhões de mulheres conseguiram emprego com carteira assinada. Isso significa que pouco mais da metade dos postos de trabalho criados neste período foram ocupados por mulheres.

A força da mulher está também em sua ação política. Nas eleições de 2010, 58 mulheres foram eleitas para a Câmara dos Deputados. Hoje, no Governo Federal, há oito ministras. E no Judiciário, são 18 ministras nos tribunais superiores, 20% do total.

Estamos à frente de grandes transformações no Brasil e a conquista de cada uma de nós é também uma conquista coletiva de todas as mulheres brasileiras.

É com esse espírito transformador, de quem quer vencer grandes desafios, que quero parabenizar todas as servidoras do Ministério do Planejamento pelo Dia Internacional da Mulher.


Miriam Belchior

Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão