Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra destaca avanços do Brasil durante reunião do BID no Panamá

Ministra destaca avanços do Brasil durante reunião do BID no Panamá

publicado:  18/03/2013 12h18, última modificação:  02/06/2015 16h22

Durante encontro, Miriam anunciou a Bahia como sede do próximo encontro e fez um convite aos representantes internacionais


Foto: Arlete Pedraglio

Brasília, 18/3/2013 - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou neste fim de semana (15 a 17), da 54ª Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Panamá. Durante o encontro, a Bahia foi anunciada como sede da próxima reunião do BID, em 2014.

Miriam Belchior destacou que a cidade escolhida é parte de um novo caminho traçado pelo povo brasileiro, “um caminho que coloca o estado como indutor do desenvolvimento e retoma o planejamento como instrumento que permite crescimento econômico com redução de desigualdades sociais e regionais".

A ministra disse ainda que aqueles que se dispuserem a vir ao Brasil em 2014 encontrarão um país diferente do de dez anos atrás. “Encontrará um país que pôde contar com o presidente Lula, que deixou um enorme legado de redução das desigualdades sociais e regionais e da retomada do desenvolvimento inclusivo. Um País que conta com a presidenta Dilma Rousseff, que consolida essas bases e avança no compromisso de erradicar a pobreza extrema para alcançar o desenvolvimento pleno.

Miriam ressaltou a importância da parceria do BID com o Brasil. Para ela o banco “é um parceiro fundamental não só no financiamento de projetos, mas também na geração de conhecimentos aplicáveis às realidades locais e no compartilhamento de experiências exitosas, afirmou.

PARCERIA COM ESTADOS

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) irá investir, em 2013,  US$ 2 bilhões no Brasil por meio de parcerias com estados. O valor destina-se ao financiamento de projetos nas áreas de saúde, educação, saneamento e infraestrutura. Além disso, foi disponibilizado ao País US$ 200 milhões em crédito para o setor privado.

Durante a reunião, a ministra do Planejamento, também governadora do Brasil no BID, realizou reuniões bilaterais com Uruguai, Estados Unidos, Bolívia, Alemanha, Suriname, Japão e Jamaica.

Serviço

A próxima reunião do BID será realizada entre os dias 27 e 30 março de 2014, na Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia.

Leia a integra dos discursos da ministra no BID:

Veja o vídeo do lançamento da Bahia.