Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra destaca avanços da região Nordeste

Ministra destaca avanços da região Nordeste

publicado:  11/12/2013 16h31, última modificação:  02/06/2015 19h22

Miriam Belchior se reuniu nesta quarta-feira com a Bancada do Nordeste no Congresso e avaliou os resultados alcançados pelo governo federal na região

Brasília, 11/12/2013 - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou nesta quarta-feira (11), no Congresso Nacional, de um café da manhã com a bancada do Nordeste para tratar das propostas dos parlamentares para o desenvolvimento da região. A ministra afirmou que o Nordeste mudou muito nos últimos dez anos, devido aos investimentos sociais e em infraestrutura realizados pelo governo federal. “A região está crescendo, todos os indicadores estão melhorando muito além da média do Brasil. O Brasil inteiro melhora, mas o Nordeste ainda mais, destacou.

De acordo, com Miriam Belchior o governo está atento aos problemas dos municípios. “O governo federal acredita que é tarefa sua ajudar os municípios e aos estados a resolver os problemas urbanos. Coisa que antes simplesmente não existia, enfatizou.


Foto: Ilkens Souza/Divulgação

Os avanços em esgotamento sanitário foram citados pela ministra como exemplo de progresso na região. “Enquanto o esgotamento sanitário no Brasil cresceu 15% nos últimos 10 anos, no Nordeste cresceu 42%, exemplificou. Miriam também ressaltou as medidas tomadas para amenizar os efeitos da seca “Ainda no início da estiagem a presidenta antecipou as medidas a serem adotadas. Trabalhamos tanto com o emergencial, quanto com o estrutural tentando amenizar os efeitos da seca, disse.

As obras de melhoria do abastecimento de água na região Nordeste também foram destacadas por Miriam Belchior. Segundo ela, o projeto de Integração do Rio São Francisco, o Canal das Vertentes Litorâneas, o Cinturão das Águas e o Canal do Sertão Alagoano são obras que, de fato, vão equacionar uma parte do problema de abastecimento de água.

“Temos uma política de desenvolvimento regional com resultados concretos no Nordeste. Sabemos que nem todos os problemas foram resolvidos, mas já avançamos bastante, finalizou a ministra.