Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério inicia Preparativos para elaboração do PPA 2008-2011

Ministério inicia Preparativos para elaboração do PPA 2008-2011

publicado:  20/07/2006 06h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 20/7/2006 - A Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento(SPI) começa a preparar a elaboração do próximo Plano Plurianual (PPA) que vai abranger o período de 2008 a 2011. A SPI está desenvolvendo estudo que fará um diagnóstico da base territorial do País, para propor uma carteira de investimentos que contemple as dimensões social, econômica, ambiental, de informação e conhecimento. A carteira também vai ajudar a orientar a organização territorial do país a partir de uma visão estratégica de longo prazo.

O secretário-adjunto de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Denis Sant‘Anna de Barros, disse que o processo de elaboração do PPA envolve toda a Administração Pública Federal, e tem a finalidade de traduzir o projeto de desenvolvimento do governo eleito em um plano estratégico voltado para o enfrentamento dos grandes desafios nacionais.

Os Preparativos consistem, além da realização do Estudo de Planejamento Territorial, na criação das condições operacionais e na identificação das inovações necessárias aos processos de formulação e de implementação do PPA.

“Daí a importância de se providenciar antecipadamente os meios, tais como diagnósticos, procedimentos, metodologias, capacitação de recursos humanos, manuais, para que próximo governo possa elaborar e implementar, de modo eficiente e eficaz, o seu Plano Plurianual ”, afirma o secretário-adjunto.

Denis destaca ainda que o estudo e as propostas de aperfeiçoamento do Plano Plurianual serão realizados em parceria com as principais instituições envolvidas no processo de elaboração e aprovação do PPA 2008-2011, que deverá ser encaminhado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional em 31 de agosto de 2007.