Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério do Planejamento tem novos secretários

Ministério do Planejamento tem novos secretários

publicado:  08/06/2007 06h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 8/6/2007 - Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 8, a nomeação de Francisco Gaetani para exercer o cargo de secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele substitui Valter Correia da Silva, que pediu exoneração por motivos pessoais.  Doutor em Ciência Política pela London School of Economics and Political Science, Francisco Gaetani foi coordenador da área de governo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A nomeação de Gaetani é a sexta ocorrida no segundo escalão do Ministério do Planejamento nas últimas semanas. Antes haviam sido substituídos os secretários de Orçamento Federal, de Recursos Humanos; de Planejamento e Investimentos Estratégicos; o Adjunto da Secretaria-Executiva; e o chefe da Assessoria Econômica.

Na Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Célia Corrêa foi nomeada nova titular no dia 4 de maio. Célia tem 47 anos, e tornou-se a primeira mulher a assumir a SOF desde que o órgão foi criado, há 36 anos. Ela é mineira, formada em Economia, e especialista em Administração Financeira. É servidora pública federal desde 1984. O secretário anterior, Ariosto Culau, deixou o cargo para assumir a Secretaria de Planejamento do governo do Rio Grande do Sul.

Na Secretaria de Recursos Humanos, Sérgio Mendonça pediu exoneração, por motivos particulares, e retornou a São Paulo, onde mora. Foi substituído no cargo, a partir de 5 de junho, por Duvanier Paiva Ferreira, também paulista, 52 anos. Duvanier ocupou a chefia de gabinete da Secretaria de Gestão de São Paulo no Governo Marta Suplicy. Assessor político da executiva nacional da CUT, fundou e coordenou a Escola Sindical de São Paulo. Foi também secretário de Formação da CUT paulista.

Na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Ariel Pares deixa o cargo de titular para assumir a Diretoria de Programas da Secretaria-Executiva. Para seu lugar, foi nomeado o baiano Afonso Oliveira de Almeida, especialista em políticas públicas e gestão governamental. Afonso já vinha exercendo, no Ministério do Planejamento, o cargo de secretário-executivo adjunto.

Luciano Patrício, que era secretário-adjunto para Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda, passa a ocupar o cargo deixado por Afonso na Secretaria-Executiva do MP. Engenheiro agrícola de formação, Luciano, 45 anos, é especialista em políticas públicas e gestão governamental.

O novo chefe da Assessoria Econômica é Luiz Awazu Pereira da Silva, em substituição a Arno Meyer, que aceitou convite do governo paulista.  Economista, 50 anos, Luiz Awazu Pereira foi consultor de Desenvolvimento Econômico do Banco Mundial e, até outubro de 2006, era titular da secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.