Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Liberados recursos para enfrentar a estiagem na Amazônia

Liberados recursos para enfrentar a estiagem na Amazônia

publicado:  19/10/2005 06h00, última modificação:  02/06/2015 19h00

Brasília, 19/10/2005 – O governo Federal liberou hoje (19) crédito extraordinário no valor de R$ 30 milhões em favor do Ministério da Integração Nacional. Fixada por medida provisória assinada pelo Presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva e pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a iniciativa irá beneficiar a população da região amazônica, 32 mil famílias que sofrem com os problemas causados pela seca, a maior dos últimos anos.

O crédito extraordinário autorizado nesta quarta-feira resulta do superávit financeiro apurado no Balanço Patrimonial da União de 2004.

Com os recursos disponibilizados o Ministério da Integração Nacional prestará socorro e assistência social às pessoas diretamente atingidas pelos efeitos da estiagem. O governo dará prioridade no atendimento a problemas que afetam a saúde pública, como a falta de abastecimento d’água e a escassez de alimentos em razão da morte dos peixes.

Além de não contar com comida e água potável, as mais de 1.200 comunidades que dependem dos rios para sobreviver estão isoladas e sofrem com a falta de remédios e combustível. A situação é de calamidade pública nos 61 municípios do interior do Estado do Amazonas, onde secaram grandes rios, lagos e várzeas.