Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Encontro do SIPEC: Novas funcionalidades e portal SIAPEnet são apresentados em oficina

IV Encontro do SIPEC: Novas funcionalidades e portal SIAPEnet são apresentados em oficina

publicado:  29/11/2006 04h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 29/11/2006 - A oficina sobre a modernização do SIAPE que aconteceu no primeiro dia (28.11) do IV Encontro do SIPEC foi realizada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento e Produção da folha de pagamento, Mauro Galvão, que falou sobre o novo portal SIAPEnet. Galvão esclareceu as novas funcionalidades do Sistema que já estão em uso e outras que entrarão em funcionamento a partir de janeiro de 2007.

Segundo Galvão, as novas funcionalidades do SIAPE permitem que se faça consultas estruturadas e trilhas de auditoria. A primeira é responsável por propiciar aos gestores de Recursos Humanos recuperar informações cadastrais ou financeiras de modo flexível e ágil para o acompanhamento da vida funcional do servidor público.

A segunda permite que o gestor faça o cruzamento de informações tanto cadastrais quando financeiras. Por exemplo, o gestor que precisa saber a quantidade de servidores de um mesmo cargo efetivo que recebem a mesma rubrica poderá obter esses dados através das trilhas de auditoria. São disponibilizados conjuntos pré-definidos de consultas e trilhas para facilitar o acesso, entretanto, cada usuário pode fazer a pesquisa à sua maneira, escolhendo especificamente os dados a serem cruzados.

A nova funcionalidade que poderá ser utilizada no próximo ano é o módulo de pensão alimentícia. Hoje a pensão alimentícia é paga por meio de rubrica específica e o cadastro possui pouquíssimos dados do beneficiário da pensão. O objetivo desta nova ferramenta é ter o cadastro das ações judiciais e dados completos dos pensionistas.

Outro ponto, segundo Mauro Galvão, é chamar a atenção dos gestores de Recursos Humanos para a importância do processo de homologação da folha, onde os gestores são responsáveis pelos dados efetuados em seu órgão.

Acontece hoje uma nova oficina da Diretoria de Administração de Sistemas de Informação de Recursos Humanos, que vai abordar a Implementação das Emendas Constitucionais 20, 41, 47 e novas funcionalidades do SIAPE, que será ministrada pela Coordenadora-Geral de Cadastro Lotação e atendimento ao SIPEC Marlene Zacarias Amâncio.