Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Encontro do SIPEC: Mesa discute as relações de trabalho no setor público

IV Encontro do SIPEC: Mesa discute as relações de trabalho no setor público

publicado:  29/11/2006 04h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 29/11/2006 - A oficina sobre a importância da ouvidoria na Administração Publica que aconteceu no primeiro dia (27.11) IV Encontro do SIPEC contou com a presença da Ouvidora geral da União, Eliana Pinto, do Ouvidor geral do Ministério da Fazenda, Diniz Imbroisi e o Ouvidor geral da Ouvidoria do Servidor, Júlio Werner.

Foto: Antonio Cunha

A ouvidoria é um canal de comunicação institucional permanente, eficiente e legítimo com o servidor público federal, que tem como objetivos principais medir a satisfação dos usuários e atuar na revisão e melhoria dos serviços prestados. É um canal de participação e controle social, onde o cidadão pode participar diretamente, que estimula a transparência da administração pública e serve como uma consultoria para melhora dos serviços oferecidos.

A oficina teve início com a Ouvidora geral da União, Eliana Pinto, que afirmo que as ouvidorias públicas se inserem como um instrumento de cidadania que tem como referencial institucional a Constituição Federal, que é pautado pelo princípio da eficiência. Os usuários interagem na fiscalização e melhora da qualidade dos trabalhos em nome da coletividade, é uma ação defesa da cidadania. "A ouvidoria é uma ferramenta que fortalece a democracia participativa", afirma ela.

O segundo palestrante foi o Ouvidor geral do Ministério da Fazenda, Diniz Imbroisi, que em uma apresentação divertida com charges e muitos exemplos ressaltou que todo cidadão tem direito a um serviço público de qualidade. Para Diniz, a ouvidoria é um serviço de pós-atendimento, e ele espera que em 10 anos o atendimento ao cidadão seja eficiente ao ponto de não se necessitar de ouvidorias.

Para encerrar a palestra, Julio Werner, Ouvidor Geral da Ouvidoria do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos, disse que a Ouvidoria que coordena tem como foco o servidor público federal, sua satisfação e sua relação com as organizações que integra, fornecendo informações e sugestões.