Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ipea debaterá "os dilemas do ajuste fiscal" no próximo dia 11 de abril

Ipea debaterá "os dilemas do ajuste fiscal" no próximo dia 11 de abril

publicado:  07/04/2006 06h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 7/4/2006 - Os economistas Fábio Giambiagi e Maurício Saboya aprofundarão o debate sobre o ajuste fiscal na próxima terça-feira (11 de abril), às 16h, no Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em Brasília e no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte da série Debate Sem Fronteiras, que começou em março com o debate sobre o Fundeb, e que desta vez tratará das propostas de mudanças na política fiscal e suas implicações no crescimento, nos sistemas tributário e previdenciário e nos gastos sociais.

O ajuste fiscal é tema recorrente nas discussões sobre o crescimento econômico brasileiro. Entre os economistas há opiniões divergentes quanto ao tipo de ajuste a ser feito. Uma das sugestões é a do déficit nominal zero que poderia resultar em um aumento do superávit primário. Há ainda quem defenda que esse superávit primário maior deveria ser determinado por uma meta (algo em torno de 5% do PIB), que criaria condições para a queda mais acentuada dos juros. O debate é importante e precisa ser feito pela sociedade brasileira.

Debate Sem Fronteiras: Os dilemas do Ajuste Fiscal
Data: 11 de abril de 2006
Horário: 16 horas
Local: Espaço de Debates do Ipea (auditório subsolo) em Brasília, no Setor Bancário Sul, Quadra, Bloco "J", Ed. BNDES, de onde falará Maurício Saboya. E no auditório do 10º andar do Ipea no Rio de Janeiro, que fica na Av. Presidente Antônio Carlos, 51, de onde falará Fábio Giambiagi. A transmissão será por videoconferência.
Confirmar presença no e-mail
debatesemfronteiras@ipea.gov.br

O objetivo do Debate Sem Fronteiras é estabelecer um espaço de discussão de alto nível sobre temas sociais e econômicos relevantes para o País. Uma semana antes de cada evento, um position paper e textos relacionados ao tema serão disponibilizados no site da Revista Desafios (www.desafios.org.br/debatesemfronteiras), que hospeda um fórum de discussão. O fórum é livre para a expressão de qualquer opinião ou posição.