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Inovações digitais são apresentadas a estruturas administrativas do governo

CIDADANIA

Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração conheceram Plataforma de Cidadania Digital e inovações do Siconv
publicado:  17/03/2017 20h58, última modificação:  17/03/2017 20h58

Ampliar e simplificar o acesso dos brasileiros a serviços públicos digitais. Este é o objetivo da Plataforma de Cidadania Digital, apresentada, nesta sexta-feira (17), no Fórum dos Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração (Fórum Spoa). A solução foi instituída pelo Decreto 8.936, de dezembro de 2016. O evento foi realizado no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

“As inovações trazidas aqui hoje mostram iniciativas para simplificar procedimentos, e rever normas e sistemas para aproximar o governo do cidadão e aumentar a produtividade aos gestores públicos”, afirmou na abertura do evento o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública, Luis Felipe Salin Monteiro.

Além de facilitar a vida dos cidadãos com a eliminação de deslocamentos desnecessários, tempo de espera nas filas, impressão de certidões e autenticação de documentos, a plataforma também reduzirá os gastos do governo federal. Estudos internacionais demonstram que a transformação digital dos serviços públicos deve gerar uma economia de 97% para a administração pública.

Segundo o decreto que criou a ferramenta, os órgãos federais devem elaborar um plano de integração de seus serviços à plataforma até o fim deste mês. “Não podemos mais utilizar o modelo de filas para fornecer um serviço público para o cidadão quando ele já está acostumado a utilizar ferramentas privadas e ter acesso instantâneo”, disse a coordenadora-geral de Dados e Serviços Públicos Digitais do MP, Elise Gonçalves, que explica que o MP disponibilizou um modelo deste plano para facilitar e padronizar o trabalho dos gestores públicos.

Com a instituição da plataforma, o Portal de Serviços do Governo federal (servicos.gov.br) passa a ser o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos. Entre os projetos previstos estão o cadastro e a atualização dos serviços públicos oferecidos (digitais ou não), adoção de ferramenta de solicitação e acompanhamento dos serviços e solução para o monitoramento e implementação de melhorias nos serviços prestados.

Siconv

Durante o Fórum Spoa também foram apresentadas inovações no Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). A diretora do Departamento de Transferências Voluntárias (DETRV), Deborah Arôxa, exibiu as novidades no Módulo de Cadastramento do Siconv.

“É um aperfeiçoamento porque antes uma pessoa precisava se deslocar para unidade cadastradora às vezes até a 300 quilômetros de distância e, agora, ela não vai mais precisar fazer isto. A partir de agora, o interessado vai conseguir tudo pela internet, realizar o cadastro e também a execução do Siconv. É um grande avanço porque é um processo totalmente digital”, avaliou Arôxa.