Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IBGE explica em Brasília como serão os Censos 2007

IBGE explica em Brasília como serão os Censos 2007

publicado:  21/03/2007 09h00, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 21/3/2007 - O IBGE vai apresentar nesta quinta-feira (22 de março), às 9h30, em seminário no auditório térreo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, com as presenças do ministro Paulo Bernardo Silva e do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, a abrangência e as etapas dos censos que começam a ser realizados no próximo dia 16 de abril.

Nessa data serão iniciadas a coleta das informações para o Censo Agropecuário e a Contagem da População, uma operação integrada que envolve cerca de 90 mil pessoas - entre servidores do IBGE e contratados temporários.

No Censo Agropecuário serão visitados todos os 5.564 municípios do país, já a Contagem da População será feita nos municípios com até 170 mil habitantes (5.514 ao todo), que é a faixa onde os efetivos de população interferem nos valores repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios –FPM.

O 10º Censo Agropecuário vai levantar informações nos 5,7 milhões de estabelecimentos agropecuários brasileiros e mostrará as mudanças que ocorreram no setor desde o último levantamento desse porte, realizado em 1996.

Com as informações que serão recolhidas no setor agropecuário será possível, entre outras coisas, avaliar os resultados das políticas macroeconômicas e de programas governamentais específicos (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf - e Programa de Reforma Agrária); a efetiva ocupação das áreas de fronteira agrícola (Mato Grosso, Rondônia e Pará), a combinação de práticas agro-ecológicas e modernas de cultivo em regiões frágeis do ponto de vista socioambiental; os ganhos de produtividade e a valorização mais recente de determinadas culturas, entre outros.

Contagem populacional

A Contagem da População, por sua vez, vai fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita a partir das projeções e estimativas populacionais que o IBGE divulga anualmente desde 1989.

Para esse cálculo, o Instituto faz uso de técnicas que levam em conta as tendências de crescimento da população verificadas no período entre os Censos Demográficos (feitos a cada dez anos) e os fatores que compõem sua dinâmica demográfica (nascimentos, óbitos e migrações). A Contagem da População é imprescindível para garantir a melhoria da qualidade e da precisão dessas estimativas.

Em vez de papel, computadores de mão

No Censo Agropecuário e na Contagem da População de 2007, o tradicional questionário em papel será substituído pelo computador de mão ou Personal Digital Assistant (PDA).

A inovação trará inúmeras vantagens: a crítica imediata, no momento em que os dados estiverem sendo digitados, possibilitando eventuais correções no ato da entrevista e o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios.

O uso do PDA vai evitar também a não-resposta por esquecimento ou erro do recenseador; permitir o preenchimento dos dados a partir de saltos automáticos no formulário, dispensando a passagem por quesitos para os quais eventualmente não há informações, com otimização do tempo de preenchimento e vai possibilitar a atualização imediata do Cadastro de Endereços.

Outra vantagem do uso do computador de mão será a transmissão dos dados ao longo do período de coleta, propiciando a análise de informações e a eliminação da etapa de entrada de dados a partir de questionários em papel, que representará ganhos de qualidade e de tempo na divulgação dos resultados.

Para informações adicionais e entrevistas entre em contato com a Comunicação Social do IBGE, nos telefones– 21- 2142-4506/4651/0986/0985, fax -21-2142-0941, por email comunica@ibge.gov.br