Você está aqui: Página Inicial > Notícias > HFA abre semestre letivo do Projeto Formar

HFA abre semestre letivo do Projeto Formar

publicado:  30/08/2006 09h00, última modificação:  02/06/2015 19h21

Brasília, 30/8/2006 - O projeto Formar iniciou nesta semana o semestre letivo com duas turmas de estudo no Hospital das Forças Armadas. O objetivo é possibilitar o aprendizado dos servidores do hospital que não tiveram acesso ou não concluíram o ensino fundamental.

Houve uma solenidade de abertura do curso que contou com representantes do Ministério do Planejamento, do Ministério da Educação, do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, que participam diretamente do Projeto Formar.

O HFA tem 23 alunos inscritos para as turmas de ensino fundamental, e a idéia é de ampliar ao máximo a participação dos funcionários, divulgando as aulas do projeto por todo o hospital.

Segundo o coronel Macedo, chefe do Departamento de Pesquisa e Ensino, o projeto Formar é importante para melhorar o nível de ensino dentro do hospital e é uma forma de aproximar a sociedade civil da sociedade militar.

Professores e coordenadores do Projeto Formar

Para o professor do Formar em vários órgãos da União, Washington Soares, o projeto carrega uma nova metodologia que busca proporcionar uma educação voltada para a identidade do servidor. "Participar de um projeto como este é muito gratificante", afirma ele.

O projeto Formar é de responsabilidade de Secretaria de Recursos Humanos do MP e desde 1998 participa do ensino dos servidores de vários órgãos da União. Estão previstos para o próximo ano cursos profissionalizantes, além da extensão do projeto por outros órgãos, em diferentes Estados.

Para os alunos, percebe-se que o Projeto Formar passa a ser um ideal a ser conquistado. Segundo a servidora  Nicéia Maria Xavier, 54 anos, sua grande vontade era de um dia poder concluir o ensino fundamental, "Quero poder dizer: aprendi o que queria", diz ela.

Além disso, Nicéia afirma que estudar no ambiente de trabalho é uma das grandes vantagens e facilidades do projeto. O Projeto Formar já está em 12 órgãos da União e deverá ser estendido a mais quatro Estados em 2007.