Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo quer facilitar navegação nos portais públicos

Governo quer facilitar navegação nos portais públicos

publicado:  20/11/2006 04h00, última modificação:  02/06/2015 16h21

Brasília, 20/11/2006 - Os órgãos do Governo Federal disponibilizam milhares de informações e serviços em portais e sítios na internet, mas o volume e a complexidade da estrutura governamental podem tornar a localização das informações uma tarefa difícil, até mesmo impossível para muitos cidadãos.

Para resolver essa questão, foi desenvolvida a Lista de Assuntos do Governo (LAG) que visa facilitar a navegação nos portais do Governo Federal. Essa lista vai possibilitar que os cidadãos possam encontrar informações independentemente do conhecimento que possuem acerca da estrutura formal do Governo.

Para ouvir a opinião da sociedade a respeito, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) disponibilizou a LAG para consulta pública no portal www.governoeletronico.gov.br (consultas públicas - consultas em andamento). As contribuições, que podem ser encaminhadas até o dia 9 de janeiro de 2007, serão avaliadas para a consolidação da versão 1.0.

O documento traz uma série de termos simplificados e intuitivos para programas, projetos e outras iniciativas disponibilizadas nos portais do Governo Federal.

Também privilegia um esquema de definições independente da estrutura governamental e que pretende continuar válido independente de mudanças sofridas na estrutura dos órgãos.

A proposta foi elaborada com a participação de diversos Ministérios, Secretarias, Empresas Estatais, Institutos de Pesquisa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, com a coordenação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e com o apoio da coordenação dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING).

Também contribuíram com o documento a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e as Empresas Estaduais Tecnologia da Informação e Comunicação.

A Lista de Assuntos integra os Padrões e-PING e sua adoção será recomendações aos órgãos públicos federais. A versão 2.0 da e-PING já está disponível desde o dia 17 de novembro no endereço www.eping.e.gov.br. Essa arquitetura possibilita que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas do governo e com a sociedade em geral.

A Lista de Assuntos de Governo está dividida em quatro níveis sendo o primeiro o mais geral e o quarto o mais específico.

Primeiro Nível

1. Agricultura, Extrativismo e Pesca
2. Ciência, Informação e Comunicação
3. Comércio, Serviços e Turismo
4. Cultura , Lazer e Esporte
5. Defesa e Segurança
6. Direito, Justiça e Legislação
7. Economia e Finanças
8. Educação
9. Governo e Política
10. Habitação, Saneamento e Urbanismo
11. Indústria
12. Meio Ambiente
13. Pessoa, Família e Sociedade
14. Relações Internacionais
15. Saúde e Bem-Estar
16. Trabalho
17. Transportes e trânsito