Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo organiza rede de prestadores de serviço para o CACI

Governo organiza rede de prestadores de serviço para o CACI

publicado:  26/09/2006 06h00, última modificação:  02/06/2015 16h21
Brasília, 26/9/2006 - Os usuários do Configurador Automático de Informações Computacionais (Cacic) dispõe de uma rede com mais de 200 prestadores de serviço cadastrados em 24 estados para  oferecer suporte à ferramenta. Desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), o Cacic é um software livre com licença GPL que foi disponibilizado à sociedade no ano passado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

O Cacic é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional das in s tituições e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outras. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

A solução é utilizada atualmente por centenas de órgãos públicos e empresas privadas do país. Para possibilitar o suporte à ferramenta, a SLTI organizou um cadastro com empresas e prestadores de serviços autônomos que oferecem treinamento no uso da ferramenta, instalação, suporte, manutenção e desenvolvimento.

Na avaliação do secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna, essa iniciativa facilitará a utilização do Sistema de Inventário. Segundo ele, o papel do Governo é facilitar o uso, o desenvolvimento e a evolução da ferramenta, seja por conta do próprio usuário ou por contratação de um prestador de serviço, além de estimular o surgimento de novos negócios e serviços em diversas regiões do país.

Na sua opinião, essa é uma ação inédita do Governo Federal porque promove a aproximação entre a demanda e a oferta por soluções de informática. "A experiência do Cacic é pioneira desde a sua disponibilização como um software livre até a formação de um grande mercado consumidor e desenvolvedor para a ferramenta", frisou.

A intenção é desenvolver redes de prestadores de serviço também para outras soluções públicas e livres disponibilizadas pelo Governo Federal como o e-ProInfo do Ministério da Educação , sistema que utiliza a internet para para o d esenvolvimento de ações como ensino ensino à distância . Também pode ser citado  o Sistema de Atendimento ao Usuário ( Sisau) que possibilita o controle completo de atendimentos aos serviços prestados pelas áreas de informática e Recursos Humanos do Ministério do Desenvolvimento Agrário através de um módulo de solicitações e acompanhamento de serviços disponibilizado na intranet.

O cadastro de prestadores de serviço do Cacic está disponível no endereço:

http://guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic/sisp2/cadastro/index.php .