Você está aqui: Página Inicial > Releases > Governo lança versão 2018 dos padrões de interoperabilidade (ePING)

Notícias

Governo lança versão 2018 dos padrões de interoperabilidade (ePING)

Colocada em consulta pública no site Participa.br, a versão recebeu várias contribuições para aperfeiçoamento
publicado:  11/12/2017 15h26, última modificação:  11/12/2017 15h26

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SETIC/MP) disponibilizou aos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) nova versão dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING).

A versão 2018 foi elaborada por meio de participação social. Colocada em consulta pública no site Participa.br, recebeu contribuições para aperfeiçoamento. Entre as alterações mais importantes está a mudança do status do Framework de Arquitetura Corporativa e Padrões de Interoperabilidade (FACIN) e inclusão do Archimate como linguagem de modelagem para arquitetura corporativa no segmento 5 – áreas de integração para o governo eletrônico.

ePING

Instituído pela Portaria Ministerial nº 5, de 2005, o uso do ePING é obrigatório pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

A interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

A arquitetura ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

Acesse a nova versão