Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo federal lança nova versão de sistema de tramitação eletrônica de processos

Notícias

Governo federal lança nova versão de sistema de tramitação eletrônica de processos

Economia de recursos deve se propagar com a nova versão do sistema
publicado:  16/11/2016 18h32, última modificação:  29/11/2016 11h50
 

 
Nesta quarta-feira (16), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) lançaram a versão 3.0 do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). No evento foram anunciadas novas funcionalidades da ferramenta (veja no quadro abaixo). Mais de 400 servidores públicos responsáveis pela implantação do SEI e usuários da solução estiveram presentes.

 Foto:  Vinícius Loureiro

 “A economia de recursos obtida com a aquisição sem ônus do SEI deve também se propagar na nova versão do sistema. Os avanços acontecerão de forma coordenada e colaborativa, com compartilhamento gratuito das melhorias”, garantiu o secretário adjunto de Gestão do MP, Cassiano Alves. O juiz federal do TRF4, Eduardo Picarelli, ressaltou que quem utiliza o sistema vivencia a grande revolução que o SEI está causando. “É uma ferramenta essencial para uma administração pública que quer ser mais eficiente, mais séria, mais rápida e menos burocrática”, disse.
 
Além das novidades do SEI 3.0, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) anunciou que nos próximos dias será lançada a Comunidade de Prática do SEI. O objetivo é reunir, em ambiente virtual, os usuários que se relacionam com o tema, para que tenham um ambiente de troca de informações e compartilhamento de experiências.
 
Outro destaque do evento foi o lançamento do Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional. A solução é uma evolução na tramitação eletrônica de processos e permitirá que os documentos sejam expedidos e acompanhados exclusivamente em ambiente virtual, entre os órgãos públicos que aderirem à ferramenta. Os órgãos e entidades que começarem a utilizar o SEI 3.0 estarão liberados automaticamente a utilizar o Barramento.
 
SEI

O SEI foi desenvolvido pelo TRF4 e é cedido gratuitamente para os órgãos do Poder Executivo Federal. Até o momento, 96 instituições aderiram ao sistema – 62 estão em fase de implantação e 34 já utilizam a ferramenta. Mais informações sobre o sistema podem ser obtidas aqui.
 
Exemplos de novas funcionalidades na versão 3.0 do SEI
 
  • Ativar recursos de acessibilidade
  • Marcadores (é possível adicionar marcadores e fazer filtro com essa opção)
  • Alterar anotações diretamente no processo selecionado
  • Clicar com botão direito e abrir processo em nova aba
  • Paginação (visualização de 100 processos por página, o que faz com que a visualização seja mais rápida)
  • Filtro para pesquisa por tipo de processo
  • Filtro para pesquisa dentro de cada processo
  • Opção de gerar arquivos em formato compactado (zip)
  • Disponibilização de documentos específicos de um processo para acesso externo
  • Opção de navegação no bloco de assinaturas
  • Inclusão do botão “assinar” no editor web, dentro de cada documento
  • Comparação de diferentes versões de um documento, dentro do mesmo processo