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Governo Federal disponibiliza os primeiros serviços digitais integrados com o Brasil Cidadão

O objetivo é que o cidadão consiga acessar todos os serviços públicos digitais com apenas um cadastro
publicado:  15/12/2017 13h55, última modificação:  15/12/2017 13h55

 

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), concluíram ontem (14), a integração de 22 serviços públicos com o Brasil Cidadão. Os cidadãos que desejarem a prestação desses serviços já podem fazê-lo por meio da autenticação com a plataforma.

A plataforma central de autenticação digital do cidadão - Brasil Cidadão - vai ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais. A​lém dos serviços da SPU, outros serviços de diversos órgãos já estão em processo de migração para a plataforma, garantindo mais praticidade e agilidade para cidadãos e empresários.

Para o secretário Marcelo Pagotti, “o cadastro único e o fácil acesso aos serviços públicos reforçam a missão do governo de promover mais qualidade de vida à população. Nós, da Setic, trabalhamos diariamente pensando em soluções que reforcem a cidadania e permitam que cada vez mais brasileiros entrem na era digital e possam, com apenas um clique, dispor de tudo que precisam”, comentou.

Como funciona o acesso: ao entrar no Portal de Serviços do Governo Federal, o cidadão poderá criar sua conta no governo ao clicar no botão “entrar com Brasil Cidadão” no topo da página. A partir desse único cadastro, ele passará a ter acesso aos serviços públicos digitais, sem precisar recorrer a outras formas de autenticação.

Benefícios: os serviços existentes e que utilizam outras formas de acesso migrarão gradativamente para o Brasil Cidadão. A proposta visa reduzir em até 97% o custo para o governo, eliminando os deslocamentos desnecessários, o tempo de espera nas filas, a impressão de certidões e a autenticação de documentos, algumas das dificuldades enfrentadas atualmente pelo cidadão no atendimento presencial.

Governança Digital – as ações da plataforma estão alinhadas com a Política de Governança Digital que, por meio da Estratégia de Governança Digital (EGD), orientará as ações de Tecnologia da Informação até 2019 e as políticas de Governo Digital com enfoque no cidadão. 

Visite o Portal de Serviços e crie sua conta no Brasil Cidadão

Para dúvidas, enviar e-mail para: govbr@planejamento.gov.br​​