Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo federal debate financiamento da saúde pública no Senado

Governo federal debate financiamento da saúde pública no Senado

publicado:  19/09/2013 19h09, última modificação:  02/06/2015 16h22

Brasília, 19/9/2013 - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participaram nesta quinta-feira (19) de uma sessão temática no Senado Federal para discutir formas de financiamento para a saúde pública. Segundo Miriam Belchior, o governo federal entende como prioridade a qualidade dos serviços de saúde. “A melhoria da qualidade da saúde precisa passar pela melhoria da gestão e pelo aumento do financiamento, disse.


Foto: Ilkens Souza

A ministra do Planejamento destacou que os recursos para a saúde têm aumentado ao longo dos anos, passando de R$ 67,3 bilhões em 2010 para R$ 92,4 bilhões em 2013. Ela disse aos senadores que o governo federal já apresentou a proposta de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que será responsável pela ampliação do número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro da Saúde destacou em sua fala os avanços da saúde pública. Disse que o Brasil é um dos poucos países no mundo que tem uma constituição que prevê saúde para todos. “O SUS assumiu um desafio que nenhum outro país assumiu, levar saúde para 200 milhões de pessoas, destacou.

Padilha também destacou o Programa Mais Médicos e afirmou que este é apenas o primeiro passo para a mudança na saúde pública. “Colocamos o tema na agenda pública do País e vamos em busca de cada vez mais propostas e fontes de financiamento, disse.

Miriam Belchior ressaltou ainda que o governo federal espera que 50% das emendas do orçamento impositivo sejam aplicadas para a área da saúde. “Estamos em negociação sobre os detalhes, avançamos bastante. Acredito que vamos conseguir fechar uma proposta boa nesses termos. Aqui no Senado temos amplo apoio a essa proposta, finalizou a ministra do Planejamento.

Acesse a íntegra da apresentação da ministra Miriam Belchior.