Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo divulga calendário para saque de contas inativas do FGTS

Notícias

Governo divulga calendário para saque de contas inativas do FGTS

Medida beneficiará mais de 30 milhões de trabalhadores que poderão utilizar o dinheiro para quitar dívidas
publicado:  14/02/2017 15h38, última modificação:  14/02/2017 16h08

 

O governo federal divulgou, nesta terça-feira (14), durante evento no Palácio do Planalto, o calendário de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mais de 30 milhões de trabalhadores terão direito ao saque. A expectativa é de que a decisão movimente a economia em mais de R$ 30 bilhões.  

Foto: Gleice Mere/Ministério do Planejamento  

A medida faz parte de um conjunto de ações promovidas pela equipe econômica para alavancar a economia do país. O valor total estimado para saque (R$ 30 bilhões) corresponde aproximadamente a 0,5% do PIB e contribuirá, de forma direta, para o aumento do índice em 2017. Com a decisão, a população poderá quitar dívidas, voltar a consumir e reaquecer a economia.

“Isso demonstra uma grande sensibilidade do governo com a situação do trabalhador, que hoje se encontra endividado, que tem risco de perder seu emprego e que, ao mesmo tempo, que paga juros elevado tem os seus recursos parados no FGTS. A partir desta semana, as pessoas poderão ter acesso a estes recursos, saldar suas dívidas e desta maneira voltar a dinamizar a economia brasileira”, afirmou o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira.

Oliveira enfatizou que esta não é a única ação adotada pelo governo em relação ao fundo. Houve também a redução da multa paga pelo empregador e o aumento na rentabilidade dos depósitos, o que permitirá maior remuneração às contas dos cotistas.

Saque do FGTS

Os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015 poderão sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS.

O pagamento das contas será realizado a partir do dia 10 de março, encerrando-se no dia 31 de julho deste ano. O calendário obedece a ordem do mês de nascimento do trabalhador. 

A Caixa Econômica Federal criou um serviço exclusivo para facilitar o atendimento ao trabalhador. Para saber mais sobre como e quando sacar o benefício acesse www.caixa.gov.br/contasinativas.